Durante a cerimônia a Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp – autorizou a liberação de 48 viaturas, 526 capacetes e 110 pistolas tasers.para as secretarias estaduais. Santa Catarina receberá mais sete caminhonetes modelo Ford Ranger para policiamento em áreas fronteiriças. O Estado já havia recebido seis viaturas que foram distribuídas para as polícias Militar e Civil. A entrega de viatuars e equipamentos é a primeira de uma série que visa melhorar a estrutura para as ações na fronteira.
Na reunião, que teve a presença do ministro José Eduardo Cardozo, os representantes dos estados assinaram a adesão ao Plano Estratégico de Fronteiras, e definiram as diretrizes gerais para a elaboração da Estratégia Nacional de Fronteiras.
O Plano Estratégico de Fronteiras tem como foco principal o combate ao tráfico de armas e drogas, crimes fiscal, financeiro, ambiental e homicídios, especialmente em 34 pontos identificados como vulneráveis nas regiões de fronteira brasileira. Ao todo, o Brasil possui 27% de seu território em zona fronteiriça, o que corresponde a 16.886 quilômetros de extensão, distribuídos por 11 estados e 710 municípios.
As autoridades de segurança federais e estaduais discutiram, também, os potenciais riscos e ações de inteligência e de fiscalização da Operação Sentinela, coordenada pelo Ministério da Justiça, para intensificar o patrulhamento nos pontos vulneráveis da fronteira nacional. Também foram analisadas propostas- de modernização tecnológica e de integração com estados e municípios.
Fpolis, 30/06/2011
Fpolis, 30/06/2011
AI – SSP Assessoria de Imprensa/SSP
Nenhum comentário:
Postar um comentário