sexta-feira, 13 de maio de 2011

IGP recebe 30 maletas para uso em levantamento de locais de crime

O Instituto Geral de Perícias (IGP), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública, recebeu na tarde hoje (13) uma nova ferramenta para agilizar o trabalho da perícia criminal. São 30 maletas para uso em levantamento de locais de crimes. O material foi entregue pelo Governador Raimundo Colombo ao secretário César Grubba e o diretor do IGP, perito Rodrigo Tasso, em solenidade no Centro Administrativo, hoje (13) à tarde.
As maletas foram adquiridas por compra direta da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) num investimento na ordem de R$ 465 mil. Os equipamentos serão destinados aos núcleos regionais de perícias do IGP, assim distribuídos: Criciúma, Florianópolis, Balneário Camboriú, Canoinhas, Joinville, Blumenau, Lages e Chapecó.

O equipamento possibilita a realização de exames periciais a partir do fornecimento de uma série de dispositivos e reagentes especiais para a perícia forense, entre os quais destaca-se: kit de luzes e filtros destinados a detecção de materiais orgânicos e fluídos biológicos; GPS para deslocamento, localização e mapeamento de cenas de crimes; máquina fotográfica de alta resolução; kit para revelação, levantamento e coleta de impressões digitais; netbook com softwares apropriados para levantamento de locais de crimes; kit de detecção de drogas; equipamentos de proteção individual como máscaras, luvas e óculos, propiciando maior segurança para o trabalho dos peritos criminais e papiloscopistas.

O equipamentos são utilizados em países com elevada capacidade técnica pericial, tais como Estados Unidos da América, França, Inglaterra, entre outros.


Foto:  Antonio Carlos Mafalda - SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário