quarta-feira, 4 de maio de 2011

IGP divulgará pesquisa sobre mapeamento de fontes de estresse nos profissionais da Segurança Pública



 
Florianópolis (04/05) - O Instituto Geral de Perícias (IGP), por meio do Núcleo de Saúde do Servidor (NSS/IGP), irá divulgar na sexta-feira (6), os resultados da pesquisa Mapeamento de Fontes de Estresse. O evento acontecerá nas dependências da Diretoria de Formação e Capacitação Profissional (DIFC), localizada na Avenida Ivo Silveira, 2.320 – Capoeiras, em Florianópolis, das 14h às 15h30min.
O Programa de Prevenção e Gerenciamento de Estresse para Profissionais de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina – Estresse no Trabalho - promoveu estudos para mapear as fontes de estresse em profissionais da Segurança Pública, com base na identificação e mensuração de eventos estressantes, estratégias utilizadas pelos profissionais para lidar com esses eventos, assim como os possíveis sinais e sintomas fisiológicos e psicológicos do estresse referidos pelos profissionais.
Entre os levantamentos apresentados pela Organização Internacional do Trabalho, no ano de 2005, detectou-se que o estresse ocupacional é definido como um conjunto de respostas físicas e psicológicas, prejudiciais ao organismo, que ocorrem quando a exigência e condições de trabalho extrapolam a capacidade e recursos do trabalhador em enfrentá-las.
Para a Coordenadora do Núcleo de Saúde do Servidor (NSS/IGP), Ana Christina Francalacci, que conta com o apoio da representante do Projeto Transforma no IGP, Juçara de Assis dos Santos, o trabalho dos profissionais da segurança pública requer a manutenção de uma saúde física e psicológica adequada às exigências e responsabilidades típicas de quem cuida da segurança da comunidade. “É um trabalho que exige controle emocional e equilíbrio das ações”, explica.
Foram pesquisados 2.674 profissionais, entre policiais civis, militares, bombeiros e peritos criminais, no período de novembro de 2009 a março de 2010. A empresa Bios – Pesquisa, Avaliação e Desenvolvimento Humano no Trabalho, foi a responsável pela execução do projeto.

Fpolis,. 04.05.2011
AI/IGP/SSP

Pesquisa  mapeou as fontes de estresse nos agentes da Segurança Pública



Nenhum comentário:

Postar um comentário