terça-feira, 2 de julho de 2013

Corpo de Bombeiros Militar inicia ações da Semana Nacional de Prevenção contra Incêndio e Pânico

Florianópolis (02.07.2013) - Teve início nesta segunda-feira, 1º de Julho, a edição 2013 da Semana Nacional de Prevenção Contra Incêndio e Pânico. Em Santa Catarina os mais de 2,7 mil bombeiros militares e outros milhares de bombeiros comunitários estão mobilizados em atividades preventivas e de educação pública voltadas para a comunidade.
O destaque continua por parte da realização da Operação Alerta Vermelho nos diferentes municípios atendidos pela Corporação, que hoje possui quartéis em mais de 112 cidades (uma das maiores coberturas dos serviços de bombeiro no país). A atividade consiste em um mutirão de visitação realizado por Bombeiros Militares e comunitários a residências unifamiliares para divulgar orientações preventivas contra incêndio e acidentes domésticos aos moradores.
Durante a visita é realizada uma análise da segurança das edificações e prestados esclarecimentos sobre os pontos vulneráveis e as medidas que podem ser tomadas para evitar acidentes no ambiente doméstico, principalmente no que diz respeito à rede de energia elétrica, uso de líquidos inflamáveis, velas e fogões.
Aproveitando o contato com a população, os bombeiros aplicam uma pesquisa que visa obter informações sobre o nível de conhecimento dos moradores sobre primeiros-socorros, combate a incêndios e o serviço bombeiro militar.
Além da operação especial, militares também estarão intensificando durante os próximos dias as palestras e demonstrações das atividades desempenhadas pelos bombeiros habitualmente em escolas e instituições diversas, além de simulados de incêndio e resgate e a exposições de equipamentos e viaturas.
Na Grande Florianópolis, o Centro de Comunicação Social (CCS) organiza uma exposição de fotografias históricas e contemporâneas que conta um pouco da história da Corporação. São seis totens com mais de 2 metros de altura cobertos por imagens de viaturas, equipamentos e personagens que fizeram parte ou ainda fazem da instituição. As fotos serão expostas entre 2 e 16 de julho no vão central do Continente Park Shopping, às margens da BR-101 em São José.
Em Balneário Camboriú, outra exposição, desta vez de viaturas e equipamentos, marca a passagem da semana de prevenção na área do 13º Batalhão de Bombeiros Militar. Além de proporcionar o contato com os materiais do dia a dia do CBMSC, os visitantes recebem também orientações sobre a prevenção de incêndios e acidentes.
Dia Nacional do Bombeiro – 02 de Julho
Durante a semana de prevenção é celebrado o Dia Nacional do Bombeiro – 02 de Julho, instituído pelo Decreto Federal número 35.309, de 2 de abril de 1954, para marcar os 98 anos de implantação do serviço de combate a incêndio (2 de julho de 1856). Na data, o monarca Dom Pedro II assinou o Decreto Imperial Nr. 1775, que regulamentou pela primeira vez o Serviço de Extinção de Incêndios no Brasil e criou o Corpo de Bombeiros Provisório da Corte.
A mesma legislação determina que na semana em que o 2 de julho estiver compreendido deva ser realizada, ainda, a Semana de Prevenção contra Incêndio e Pânico, visando atividades que minimizam a ocorrência de sinistros. Em homenagem à data será realizada no plenário Deputado Orni Régis, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis, sessão especial alusiva ao 02 de julho. A solenidade terá início às 19h.
Sobre o CBMSC
No Estado, as atividades militares de combate a incêndio tiveram início em 26 de setembro de 1926 na Capital, à época com apenas 27 integrantes oriundos da então Força Pública, sob o comando do Tenente Waldomiro Ferraz de Jesus.
Passadas mais de oito décadas desde seu surgimento, a Corporação catarinense é hoje referência para o restante do país. Atualmente são 12 Batalhões de Bombeiro Militar, com pelo menos 112 unidades operacionais em municípios (uma das melhores coberturas do serviço do Brasil) e 2.750 homens e mulheres treinados a serviço da população.
Desde as primeiras ações, a atividade de Bombeiro ampliou-se significativamente a serviço da vida. Agora, a Corporação entrega à Sociedade muito mais do que a precursora ação de combate a incêndio. Hoje em Santa Catarina o CBMSC presta serviços de excelência no combate a incêndios urbanos e florestais, atendimentos pré-hospitalares, resgates veiculares, salvamento aquático e em altura, entre outras atividades operacionais – sem mencionar a diversidade de atividades técnicas preventivas e a força-tarefa para atuação em desastres extremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário