quinta-feira, 25 de julho de 2013

Ciasc apresenta nova ferramenta aos profissionais do Instituto Geral de Perícias

Florianópolis (25.07.2013) – Técnicos do Ciasc apresentaram, esta semana, o novo sistema de digitalização e gerenciamento de laudo pericial. O evento, que aconteceu no auditório daquela instituição, contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), Cesar Augusto Grubba, e do diretor-geral do IGP, Rodrigo Tasso.
Atualmente, os laudos emitidos pelo Instituto Geral de Perícias são impressos, organizados em pastas e armazenados em salas. Já existe no IGP um movimento de digitalização das informações, mas ainda não há um sistema para que os documentos digitalizados sejam inseridos, categorizados por tipo de laudo e que criem uma base de conhecimento.

A rapidez na consulta de laudos depende totalmente da organização dos funcionários e não existe integração com o Sistema Integrado de Segurança Pública – SISP. Diante disso, procurou-se através de uma parceria entre IGP e Ciasc, a viabilidade de adicionar um módulo no SISP para agilizar os serviços, como também proporcionar aos profissionais uma integração automática para obtenção e validação de muitos dos dados a serem processados.

Na oportunidade, servidores do Instituto de Criminalística (IC) conheceram todo o mecanismo e o processamento desta nova ferramenta. “A exemplo do que ocorre com os Boletins de Ocorrências – BOs emitidos pela Polícia Civil e Militar e na confecção da Carteira de Motorista pelo DETRAN, onde esses dados são inseridos no SISP, agora chegou o momento da nossa instituição avançar e utilizar esse mecanismo” destacou Tasso.

Para o secretário da SSP, Cesar Augusto Grubba, o Instituto Geral de Perícias têm uma representação significativa para Santa Catarina na elaboração de laudos periciais, pois fornece ao Ministério Público e aos demais órgãos de Segurança Pública materiais conclusivos na investigação criminal.

Também participaram da solenidade de lançamento, o diretor-adjunto do IGP, Giovani Eduardo Adriano; os diretores André de Farias, José Maurício da Costa Ortiga, Murilo de Souza, José Augusto Koerich e Sidnéia Mansanari; o promotor de Justiça, Onofre José Carvalho Agostini; o presidente do Ciasc, João Rufino de Sales; o diretor Administrativo e Financeiro da SSP, Carlos Augusto Thives de Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário