quinta-feira, 20 de junho de 2013

Santa Catarina recebe equipamentos para o enfrentamento do crack e outras drogas

Florianópolis (20.06.2013) – A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) receberá nesta sexta-feira, dia 21, equipamentos de proteção e operacionais previstos no programa ‘Crack, é possível vencer’. Serão entregues quatro bases operacionais móveis, oito viaturas modelo Fiesta, oito motocicletas, 24 capacetes, 200 pistolas de condutividade elétrica (arma de choque) e 600 espargidores.

A solenidade será realizada a partir das 14h na Academia da Polícia Militar de Santa Catarina, em Florianópolis, e terá a presença da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki. O Estado aderiu ao programa em julho do ano passado. Durante a entrega dos equipamentos outros três municípios catarinenses irão aderir ao programa – Joinville, Blumenau e São José.

Para o secretário César Augusto Grubba, da Segurança Pública, o programa permite um trabalho integrado com foco na prevenção, pois, segundo ele, quanto mais o Estado investir nesta área menos irá gastar na repressão. “O crack não é somente um problema de governos, mas sim uma causa social e necessita do envolvimento e compromisso do conjunto de toda a sociedade.  Por isso a importância desta parceria já que esta droga têm atingido toda a sociedade, destruindo famílias e criando uma verdadeira legião de zumbis", declarou  Grubba.

As quatro bases móveis a serem instaladas em Florianópolis ficarão em áreas consideradas de maior concentração de uso de crack. Duas delas serão destinadas ao 4ª Batalhão, que atua na área central e no Sul da Ilha; uma ficará com o  21º Batalhão, no Norte da Ilha, e a outra no 22º Batalhão, no continente. Para atuar nas bases móveis da Capital já foram capacitados 145 profissionais de segurança pública e 17 policiais militares que trabalham especificamente com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Outras três cidades irão aderir ao programa nesta sexta-feira. Juntos irão receber investimentos na ordem de R$ 7,9 milhões para a aquisição de quatro bases móveis e equipamentos de proteção e operacionais. Das quatro bases móveis a serem entregues em 2014, Joinville receberá duas, enquanto que os municípios de Blumenau e São José recebem uma base, cada um.

Assistência social - Além da segurança pública o programa ‘Crack, é possível vencer’ prevê investimentos para a assistência social. Nesse caso o objetivo é fortalecer e ampliar o Serviço Especializado de Abordagem Social, com oferta de Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Centros para População em Situação de Rua (Centros POP) e vagas em Serviços de Acolhimento. “A Assistência Social atua por meio dos CRAS e CREAS num trabalho de orientação, diagnóstico e tratamento prévio junto à família. É um trabalho que deve ser em conjunto com a Segurança Pública e a Saúde, outras duas áreas que são muito importantes após a pessoa ter feito uso da droga ilícita, principalmente o crack”, ressalta o secretário João Cândido da Silva, da Assistência Social.

Serviço:

O que: Entrega de quatro bases móveis e adesão de três municípios ao Programa Crack, é possível vencer.
Quando: 21 de junho (sexta-feira) a partir das 14h
Onde: Academia da Polícia Militar de Santa Catarina, localizada na Rua Madre Benvenuta, 265, Trindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário