quarta-feira, 5 de junho de 2013

Provita de SC é referência nacional, aponta pesquisa

Florianópolis (05.06.2013) - Santa Catarina é destaque no programa Federal de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas – Provita - por ser o único estado a manter um entrosamento adequado entre Governo e Sociedade Civil. Pesquisa recente, encomendada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica (SDH/PR) a Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura, coloca o Estado como o que apresenta os melhores resultados no incremento e padronização de ações, com destaque para a criação de uma coordenaria de segurança dentro do Programa Federal de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas.
A pesquisa foi realizada em 18 estados e Santa Catarina aparece como referência nacional. O Estado é o único a contar com uma equipe de segurança, que atua em regime de dedicação exclusiva, junto ao Provita/SC, programa coordenado pela sociedade civil em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública.
A Coordenadoria de Segurança é responsável direta pelo resgate, abrigamento, escolta, inteligência policial, treinamento e execução dos planos de segurança. O programa atende hoje em Santa Catarina 37 pessoas.
O modelo catarinense foi organizado pelo Tenente Coronel PM Leodésio Schorne de Amorim, oficial que já desempenhou várias funções dentro da corporação, e agora é responsável por toda a parte de logística e segurança das vítimas e testemunhas ameaçadas que são atendidas pelo programa. “A ideia é replicar este modelo aos Estados que tiverem interesse em criar uma coordenadoria de segurança”, diz o oficial que, por conta desta iniciativa, foi convidado a dirigir e coordenar uma rede de inteligência para atender os programas de proteção de todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário