quarta-feira, 7 de novembro de 2012

SSP contesta números divulgados pelo Anuário Brasileiro da Segurança Pública

Florianópolis (07.11.2012) -A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SC) contesta os números divulgados nesta terça-feira, dia 6 de novembro, que colocam Santa Catarina como o Estado que apresentou o maior aumento do número de homicídio dolosos do país entre 2010 e 2011 - 44,8% . Trata-se de uma inverdade que gostaríamos de esclarecer para a opinião pública.
 De acordo com o Anuário, nosso Estado aparece no ano de 2010 com um total de 504 homicídios dolosos e 738 em 2011. Já os números organizados pela Diretoria de Informação e Inteligência da SSP/SC, através do sua Núcleo de Geoprocessamento e Estatística (NUGES), os quais são processados e conferidos diuturnamente, dispõem de outros números que divergem da publicação do Anuário.
 O que ocorrreu em Santa Catarina, no ano de 2010, é o fenômeno da subnoticação que o próprio Anuário reconhece como um problema que atinge todos os Estados preocupados em organizar suas estatísticas criminais.

Conforme artigo publicado na página do próprio Anuário, datado de 28.09.2011 e assinado por Nélson José S. Nascimento (http://forumseguranca.org.br/www2/content/subnotifica%C3%A7%C3%A3o) subnotificação é....
 ...“Uma das piores armadilhas para a estatística criminal – além de outros vícios profissionais e populares - atende pelo nome de subnotificação. Isoladamente, esta inação consciente de comunicação de crime danifica sobremaneira a construção dos índices reais da evolução dos delitos, prejudica o planejamento das ações coordenadas de contenção e limita o alcance dos esforços da prevenção”.
Portanto, a subnotificação ocorrida em 2010, quando feita a análise pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública para elaboração da matéria, foi o que gerou a disparidade dos números apresentados à imprensa, causando mais uma vez divergências entre os números reais da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina e os publicados no Anuário.
Para que o leitor entenda os números do Anuário, referentes a 2010 e 2011, estes são menores do que aqueles organizados pela SSP/SC, conforme mostrado na tabela abaixo:


HOMICÍDIOS DOLOSOS
ANO
ANUÁRIO
SSP/SC
2010
504
767
2011
738
759
DIFERENÇA
(+) 44,80%
(-)1,04%

Informamos que as estatísticas criminais mostram também uma diminuição no número de homicídios dolosos em 2012. No período de 1º de janeiro a 7 de novembro foram registrados 608 homicídios contra 643 no mesmo período de 2011, o que representa uma redução de 5,44% em números percentuais e 35 homicídios a menos em números absolutos. (veja tabela em anexo)
 Esses números colocam o Estado na 27ª posição no na taxa de homicídios por 100 mil habitantes, numa demonstração inequívoca de que Santa Catarina é o Estado mais seguro do país.
Finalizando, gostaríamos de destacar que a Secretaria de Estado da Segurança Pública/SC não manipula os indicadores de criminalidade, tanto que criou em 2011 o NUGES - Núcleo de Geoprocessamento e Estatística, formado por profissionais qualificados que mantêm um banco de dados atualizado diariamente conforme tabela em anexo. O material também está disponível na página da SSP/SC (www.ssp.sc.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário