sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Corpo de Bombeiros Militar forma nova turma de Sargentos na Capital

Florianópolis (09.11.2012) - O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) incorporou 34 novos Sargentos BM formados às fileiras da corporação nesta sexta-feira, 09 de novembro. A solenidade de formatura dos Praças que concluíram o Curso de Formação de Sargentos (CFS) foi realizada nas dependências do Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) no bairro Trindade, em Florianópolis.
Todos os 34 Alunos-Sargentos que ingressaram na capacitação iniciada em 23 de abril foram aprovados no curso interno que teve carga horária de 1570 horas/aula. Durante o período, os novos Sargentos receberam instruções avançadas que resultarão no incremento da qualidade das atividades técnicas de salvamento em altura, salvamento aquático e subaquático, atendimento pré-hospitalar, resgate veicular, busca terrestre, combate a incêndio e análises técnicas preventivas prestadas ao povo catarinense e turistas em suas cidades de origem.
O grupo de formandos leva o nome do Subtenente BM RR Macário Silva Filho, hoje na reserva, em homenagem ao colega de farda pelo apoio prestado aos participantes durante o curso de formação A ministra Ideli Salvatti, paraninfa da turma, foi homenageada na solenidade. Ela recebeu uma placa entregue pelo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel BM Marcos de Oliveira, acompanhado do aluno-Sargento BM Venzon - personagem marcante na vida da atual ministra.

O aluno-sargento BM Márcio Lopes Germano, classificado em 1º lugar no CFS, com média 9,83, recebeu a Medalha de Mérito Intelectual Cabo BM José Luiz Andrade e ainda o Prêmio Mérito Intelectual Bombeiro Militar, condecoração institucional criada com o objetivo de estimular o desempenho acadêmico nos cursos de formação do CBMSC.
A Medalha Cabo BM José Luiz Andrade é concedida pelo Governo do Estado, por proposta do Comandante-Geral, ao aluno-sargento do CFS que for classificado em primeiro lugar, com média superior a nove e em comportamento não inferior a BOM. A venera, além da medalha, é composta de barreta, roseta, diploma, portaria e pasta. Já o Prêmio Mérito Intelectual Bombeiro Militar consiste na miniatura do capacete de bombeiro, padrão francês, modelo Adrin 1926, confeccionado em resina metalizada.
A premiação do aluno-sargento melhor colocado no curso foi seguida pela entrega, pelas madrinhas e padrinhos dos formandos, das divisas e certificados de conclusão de curso aos seus afilhados. Em seguida, a tropa realizou o juramento e desfilou em continência ao Comandante-Geral do CBMSC.
Em seu pronunciamento, Coronel BM Marcos de Oliveira, agradeceu aos formandos pela dedicação e o compromisso assumido ao optarem pelo ingresso no CFS. “Sentimo-nos gratos quando enxergamos, na corporação, pessoas que buscam o aperfeiçoamento em contraponto à sedução do 'repouso', aceitando uma existência mais significativa e gratificante”, argumentou o Comandante-Geral. O agradecimento foi estendido ao corpo docente e demais funcionários do Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), berço de formação dos militares catarinenses.

A cerimônia militar contou com a presença da Ministra. Ideli Salvatti, de Relações Internacionais da Presidência da República e paraninfa da turma, do Secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba (representando o Governador em Exercício Sr. Eduardo Pinho Moreira), o ex-Comandante-Geral da Polícia Militar no Estado, Coronel PM Ademir Anton, o Delegado-Geral da Polícia Civil, Aldo D'Àvila, entre outras autoridades civis e militares, familiares e convidados dos formandos.

Em um discurso emocionado, a paraninfa da turma e Ministra de Relações Internacionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, elogiou o serviço prestado pela corporação em Santa Catarina, sendo ela mesma uma das milhares de vítimas já atendidas por integrantes do CBMSC. “Há 10 anos fui retirada das ferragens por um bombeiro militar após um acidente na BR-101. Se não fosse por ele, poderia não estar aqui presente”, contou Ideli às cerca de 400 pessoas que acompanhavam a solenidade, destacando que para sua surpresa, o socorrista que a resgatou estava entre os 34 formandos na data: Sargento BM Venzon. O reencontro de ambos foi comovente.
A solenidade foi finalizada com o batismo simbólico do fogo e da água, encerrado com o banho de mangueira dos novos Sargentos do CBMSC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário