sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Encontro nacional resultará em propostas para melhorias na Segurança Pública

Florianópolis (30.11.2012) - No primeiro dia de debates da 47ª reunião do Colégio Nacional de Secretários de Estado da Segurança Pública, o Consesp, os gestores da área enfatizaram a necessidade de criar mecanismos para aprofundar a integração entre as forças de segurança interestaduais e de promover uma efetiva troca de informações com as agências de inteligência.
Além do encontro dos secretários estaduais, Florianópolis também sediou as reuniões dos Delegados de Polícia integrantes do CONCPC- Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil, e do Conselho Nacional de Comandantes Gerais de Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, o CNCG.O evento contou com a participação de mais de 80 gestores da área e a participação da Secretária Nacional da Segurança Pública, Regina Miki.
Na manhã de hoje (30) os trabalhos iniciaram com as reuniões de cada segmento policial. No Consesp, presidido pelo secretário Wantuir Jacini, do Mato Grosso do Sul, os debates foram centralizados nas áreas de prevenção, maior integração das inteligências policiais e medidas de enfrentamento às organizações criminosas. O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, destacou a integração entre os conselhos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, cujo presidente é o Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel PM Nazareno Marcineiro,  com o da Polícia Civil, presidido pelo delegado Ranolfo Vieira Júnior, Chefe de Polícia do Rio Grande do Sul.  “Pela primeira vez os dois organismos realizaram uma reunião de trabalho conjunta, iniciativa que mereceu elogios até da secretária nacional de Segurança Pública”, declarou.

A secretária Regina Miki aproveitou para elogiar as forças de segurança de Santa Catarina no combate às organizações criminosas, que promoveram uma série de ataques no início de novembro em 16 cidades do Estado. Segundo ela, os atentados não atingiram somente Santa Catarina. “Ações desta natureza são uma afronta ao estado brasileiro e que precisam ser severamente reprimidas” disse. Ela reafirmou seu compromisso em manter a política de integração com os Estados. “Os crimes não têm fronteira e por isso precisamos estar sempre à frente dessas organizações criminosas”.
Ao final do encontro dos secretários ficou definido pelo incremento de duas câmaras temáticas do Consesp. Uma para tratar da área de inteligência, e aprofundar a troca de informação entre os gestores, e outra tendo como objeto o enfrentamento às ações criminosas. “Iremos reforçar a estrutura dessas câmaras e intensificar a troca de informações com os outros estados , garantiu Grubba.

CNCG e CONCPC

No encontro dos Chefes de Polícia Civil, os trabalhos começaram com uma apresentação sobre o panorama da Polícia Judiciária de todos os Estados Brasileiros. A explanação foi trazida pelo Presidente do CONCPC, Delegado Chefe do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Junior. Na sequência dos trabalhos, foram iniciados os debates. Foram apontados aspectos relacionados à atividade primordial da Polícia Judiciária: os atos investigativos.
O Delegado Geral da Polícia Civil catarinense, Aldo Pinheiro D´Ávila, enfatizou a necessidade da exclusividade dos procedimentos investigativos e cartorários como atividade fim da Polícia Judiciária. “Esta é uma forma de zelarmos pelos princípios do sigilo e dos rigores técnico e legal, que circundam os trabalhos investigativos”, disse.
Participando da reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil, a secretária Regina Miki, destacou a necessidade da implantação de uma política de segurança pública integrada e voltada ao cidadão. “Os grandes eventos não nos preocupam, pois estamos preparados, equipados e treinados com policiais extremamente qualificados. O que precisamos enfocar são as políticas públicas de segurança, para diminuição efetiva da criminalidade.”
Miki também destacou a importância da parceria da mídia com as polícias. “O cidadão precisa ser informado sobre o trabalho que vem sendo feito por todas as polícias do País, conhecendo os passos dos procedimentos policiais e, não apenas, ficar perplexo com os aspectos negativos, que não são a maioria e nem mesmo a rotina das polícias brasileiras”, disse.

Secretária Nacional é homenageada pelos gestores da Segurança Pública

No final do encontro, foi produzida uma carta de intenções, destinada ao Ministério da Justiça, à Secretaria Nacional de Segurança Pública e a todas as Secretarias Estaduais de Segurança do País, apontando diretrizes e necessidades para a melhoria da Polícia Judiciária Brasileira.
A Secretária Regina Miki pediu a colaboração de todas as forças policiais para apontar o que ela designou como sendo, o caminho certo da segurança. “Um deslize grave passível de ser cometido pelo gestor público é a falta de autocrítica, em acreditar que todos os esforços demandados estão sempre condizentes com a melhor estratégia. Mas, é somente com a colaboração efetiva das polícias, apontando também as falhas, é que poderemos primar pela efetividade no serviço prestado e continuar a trilhar o caminho certo para a diminuição da criminalidade brasileira.”
Ao final do encontro a secretária Regina Miki foi homenageada pelo secretário César Augusto Grubba e ganhou de presente uma réplica da Ponte Hercílio Luz. Os conselhos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil também homenagearam a titular da Senasp.



Nenhum comentário:

Postar um comentário