segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Gaspar é a 46ª cidade a receber sistema de videomonitoramento

Florianópolis (26.11.2012) – Gaspar é a 46ª cidade a receber o sistema de videomonitoramento. A inauguração oficial aconteceu na última sexta-feira, dia 23, com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, e o Comandante Geral da Polícia Militar,. Coronel PM Nazareno Marcineiro. São 14 câmeras de vigilância instaladas na área central da cidade. As imagens são monitoradas pela Central Integrada de Videomonitoramento que funciona na sede da 3ª Companhia do 18º Batalhão da Polícia Militar.
Segundo o Capitão PM Adair Alexandre Pimentel, Comandante da PM em Gaspar, um levantamento preliminar mostra que em 45 dias em que as câmeras estão funcionando em caráter de teste, já foi possível observar uma redução acima da expectativa de 30% nas principais ocorrências policiais registradas na cidade.
Estatísticas mostram uma redução criminal em áreas monitoradas. “Os arrombamentos praticados foras do horário comercial tiveram redução de 70%. A intenção é levar o sistema para o maior número possível de cidades”, diz o secretário Grubba. O Pacto pela Segurança, lançado em outubro último, prevê investimento na ampliação do sistema de videomonitoramento em mais 100 municípios, o que representa mil novos pontos monitorados por câmeras.
Uma das novidades do novo sistema é que as imagens são compartilhadas com a Polícia Civil, auxiliando na identificação de criminosos e no trabalho investigativo. A medida é comemorada pelo delegado Paulo Norberto Koerich, titular da comarca de Gaspar. “Agora não precisamos mais fazer o pedido através de ofício. As imagens estão disponíveis on line 24 horas por dia”, explica o policial.
Ainda de acordo com o secretário Grubba, até o final do ano a previsão é de que o sistema esteja funcionando em 53 cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário