sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Santa Catarina amplia sistema de videomonitoramento e instala 354 câmeras em 31 cidades

Florianópolis (30/09/2011) – O governador Raimundo Colombo e o secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba, assinam na próxima segunda-feira, 3/10, convênios com 31 municípios catarinenses  para instalação do sistema de videomonitoramento urbano. (veja tabela abaixo). O projeto tem um investimento global de  R$ 5.701.200,00, recursos das secretarias de Estado da Segurança Pública e  Turismo, Cultura e Esporte, e prevê a instalação de 354  pontos de monitoramento em Santa Catarina. A assinatura dos convênios acontece no Teatro Pedro Ivo Campos, a partir das 14h30min com a presença de autoridades estaduais, prefeitos e convidados. 

Com a assinatura dos convênios a próxima etapa é o lançamento dos editais para definição das empresas que instalarão os equipamentos e farão  sua manutenção. As câmeras começam a ser instaladas a partir de dezembro e a previsão é de que estejam em funcionamento até o final do verão.
As 31 cidades que receberão os equipamentos se somam a outras 18 que já contam com sistema de videomonitoramento urbano. Hoje o Estado possui 550 câmeras em funcionamento  e a meta da SSP, é de que até o final do ano, Santa Catarina contabilize mais de 1,2  mil pontos de monitoramento
Para o secretário da Segurança Pública. César Augusto Grubba,    sistema funciona como mais um forte aliado da polícia na prevenção e combate ao crime. As estatísticas oficiais comprovam que, em locais onde existem câmeras para vigilância, a criminalidade registra redução em diversos tipos de delitos, notadamente aqueles praticados contra o patrimônio, explica o titular da SSP. Grubba também destaca as parcerias com as prefeituras municipais, através de contrapartidas financeiras e integração de esforços. “Santa Catarina segue uma tendência mundial.  Estamos investindo forte também para um redimensionamento da infraestrutura com a utilização de redes multimídia, em fibra óptica e câmeras de alta definição, e tudo a um menor custo operacional”, afirma  o titular da SSP.

      Outro ponto positivo trata da adaptação dos sistemas de câmeras às chamadas “tecnologias de inteligência artificial”. É o acontecerá em Florianópolis, até o final deste ano, com  a instalação pioneira de câmeras inteligentes nas cabeceiras das pontes, com aplicações diferenciadas e que vão permitir o reconhecimento de placas de veículos e a leitura biométrica facial, gerando alarmes automáticos para banco de dados de veículos (furtados, roubados, procurados) e/ou pessoas (foragidos, com mandado de prisão, procuradas, com antecedentes criminais).

Grubba também aposta na parceria com a secretaria de  Turismo, Cultura e Esporte, através do projeto Força Tur, lançado no mês de agosto último. O Força Tur consiste na aquisição de equipamentos e sistemas de informação, no valor global de R$ 7,5 milhões contempla, ainda,  a aquisição de mais cem câmeras de videomonitoramento que serão instaladas em pontos estratégicos de Florianópolis e de outros sete municípios turísticos. É a primeira fez que o Estado, através das áreas da  Segurança Pública e Turismo, investe num programa que permitirá trabalhar a prevenção e melhorar os índices de resolução de crimes

De acordo com o Tenente Coronel Vânio Luiz Dalmarco, coordenador do sistema de videomonitoramento urbano da SSP, a instalação dos pontos de monitoramento são definidos através da observação da estatística criminal.  “As câmeras funcionam como ferramenta de apoio ao policiamento e potencializam as atividades de vigilância nas cidades”. explica o oficial.
Florianópolis, São José, Garopaba, Joinville, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú, Rio do Sul, Criciúma, Imbituba, Tubarão, Lages,  São Joaquim, Chapecó, Concórdia e Itá são cidades que contam com o sistema ou estão em fase final de instalação. 



CIDADES
Nº DE CÂMERAS
Antônio Carlos
06
Apiúna
06
Bombinhas
15
Braço do Norte
10
Canoinhas
06
Capivari de Baixo
Florianópolis
10
65
Forquilinha
07
Gaspar
14
Guabiruba
06
Guaramirim
10
Herval do Oeste
07
Içara
11
Indaial
10
Itapema
15
Joaçaba
Lages
13
10
Laguna
10
Massaranduba
05
Navegantes
06
Palhoça
10
Penha
10
Piçarras
10
Porto Belo
10
Presidente Getúlio
06
Santo Amaro da Imperatriz
09
São Bento do Sul
10
São Ludgero
05
Schroeder
05
Sombrio
06
Timbó
10
Urussanga
10
Xanxerê
11
Total -
354

Fpolis, 30/09/2010
AI – SSP                                            Assessoria de Imprensa/SSP



Fotos: Bruna Andrett/SSP


Nenhum comentário:

Postar um comentário