quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Agências de Inteligência definem estratégias para compartilhamento do banco de dados


Florianópolis (14/09/2011) – Gestores e profissionais da área de Inteligência Policial dos três estados do Sul, mais Mato Grosso do Sul, estão reunidos em Florianópolis desde o início da manhã de hoje (14), para discutir a proposta de compartilhamento de bancos de dados criminais e a padronização de estatísticas policiais.
A 1ª Reunião de Inteligência de Segurança Pública das Polícias Estaduais do Sul do Brasil, que acontece no Hotel Majestic, também tem como objetivo criar uma comunidade de inteligência do Sul do Brasil, e a partir daí definir uma estratégia de atuação integrada de prevenção e combate ao crime. Participam do encontro representantes dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
Para o secretário César Grubba, da Segurança Pública, a reunião também serviu para o início de tratativas visando o compartilhamento de informações entre as agências de Inteligência dos quatro Estados. “Essa troca de informações é importante na prevenção e combate ao crime. Os gestores que atuam nesta área não podem trabalhar de forma isolada”, disse.
O secretário reforçou, ainda, que nesta estratégia de compartilhamento de dados um dos focos é a movimentação de quadrilhas que atacam ônibus e que migram de uma região para outra. “Com essas informações num banco de dados único teremos meios mais eficazes de investigar os crime organizado”.
Nesta quinta-feira (15), último dia da reunião, estarão em pauta temas como padronização das estatísticas, crime em fronteiras e divisas e a atuação de organizações criminosas em roubo a banco com explosivo. Estratégias de combate ao tráfico de drogas e a questão dos foragidos da Justiça também serão tratados.
Ao final do encontro os gestores irão assinar protocolo de intenções para o compartilhamento dos bancos de dados existentes entre as agências de inteligência dos estados participantes.


Foto: Maira Monteiro/SSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário