segunda-feira, 6 de maio de 2013

Polícia Militar Catarinense comemora 178 anos de serviços prestados à sociedade

Florianópolis (3/5/2013)- O governador Raimundo Colombo participou, na manhã desta sexta-feira, 3, das comemorações alusivas aos 178 anos de criação da Polícia Militar de Santa Catarina, no Centro de Ensino da corporação, em Florianópolis. “A PM é uma instituição com muita credibilidade na sociedade. Os policiais que estão nas ruas, correndo riscos, realizam mais que um simples trabalho; é uma missão de coragem, que merece todo respeito e reconhecimento,” disse Colombo.
A comenda Barriga Verde, honraria dada às pessoas e instituições que contribuem para o engrandecimento da corporação, foi entregue ao governador, ao secretário de Segurança Pública, César Grubba, e ao Chefe do Estado Maior Geral da PM, Coronel João Schorne de Amorim. Na solenidade, também houve entrega de medalhas, promoção de oficiais e praças, desfile de tropa e viaturas, além da apresentação da guarnição do BOPE, que demonstrou técnicas de uso progressivo da força, além da intervenção e operações de resgate a reféns.
O secretário da Segurança, César Grubba, destacou os avanços da corporação e a busca do Governo do Estado para atender e melhorar ainda mais as condições de trabalho da Polícia Militar. “Estamos fortalecendo a corporação por meio da inclusão de mais 1,5 mil novos policiais, além de novos equipamentos, kits de proteção, novas viatura,s entre outros.”  Para o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Nazareno Marceneiro, a oportunidade é de dedicar a comemoração aos policiais militares que sempre estão presentes, dando o melhor de suas vidas para proteger vidas alheias.
A Polícia Militar catarinense foi criada por Feliciano Nunes Pires, em 5 de maio de 1835. À época, Feliciano era presidente da Província de Santa Catarina. Hoje, a PMSC está presente nos 295 municípios do Estado prestando os mais variados serviços de segurança pública à comunidade.
Além das cerimônias desta sexta-feira, a Polícia Militar organizou uma série de eventos para a semana. No domingo, dia 5, a Polícia Militar promoverá na Beira-Mar Norte, na capital, a Corrida Rústica, evento que contará também com as seguintes atividades: escolinha de trânsito do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, apresentações da rotina do canil, BOPE, Choque e Polícia Militar Ambiental. Durante a exposição, cada guarnição mostrará sua rotina, bem como os equipamentos utilizados.
Na quarta, dia 8, no Quartel do Comando-Geral, será realizada a homenagem aos policiais mortos em serviço. A solenidade reúne oficiais, praças, autoridades e civis, que cercados de muita emoção, prestam o reconhecimento àqueles que deram suas vidas em defesa da sociedade.
Finalizando a programação, no dia 14, a Banda de Música da PM fará um concerto no Teatro CIC, às 21h, com a participação de convidados especiais. No repertório do “Piano Catarinense” estarão desde peças clássicas até as peças contemporâneas, como o sucesso do musical “Os Miseráveis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário