sexta-feira, 17 de maio de 2013

Operação Ágata 7 é lançada com objetivo de combater os crimes em áreas de fronteira

Florianópolis (17.05.2013) - Foi lançada oficialmente na manhã de hoje (17), em São Miguel do Oeste, a sétima edição da Operação Ágata, a maior operação militar voltada á segurança pública, organizada pelo Ministério da Defesa e coordenada pelo Exército.  O trabalho operacional inicia nas primeiras horas deste sábado (18).  Mais de 25 mil agentes públicos estão envolvidos no patrulhamento de toda a fronteira terrestre com mais de 10 países vizinhos.
O objetivo básico é combater os crimes ocorridos em áreas de fronteira e promover uma ação conjunta e integrada dos órgãos públicos. Em Santa Catarina, todos os setores de competência da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) estão envolvidos neste trabalho, auxiliando em cada etapa da operação, além do apoio da Polícia Federal.
A cerimônia de lançamento contou com a presença secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, acompanhado do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Nazareno Marcineiro e o Delegado Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Ávila.
O plano operacional foi apresentado no 14º RCMec, em São Miguel do Oeste. Na ocasião, o General Fernando José Lavaquial Sadenberg, General de Brigada e comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada de Florianópolis, ressaltou a importância do envolvimento da SSP e a contribuição que essa interação poderá trazer no resultado final da operação.
Santa Catarina possui 246 quilômetros de fronteira com a Argentina, com 82 municípios localizados na faixa de fronteira, sendo que 10 cidades em linha de fronteira. Sua população fixa chega a 828 mil habitantes.
Ainda de acordo com o General Sadenberg, “o diferencial da Ágata 7, em relação às operações realizadas anteriormente é o número expressivo do efetivo envolvido, a participação de órgãos diversos, o mapeamento feito pela SSP de todas as regiões do Estado,  a experiência adquirida  em edições anteriores e o conhecimento pleno das áreas que apresentaram maior incidência criminal em operações passadas.
O secretário Cesar Augusto Grubba, exaltou a contribuição dos órgãos de segurança do Estado na operação. A operação deve durar um período aproximado de 18 dias, encerrando no mês de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário