segunda-feira, 28 de março de 2016

Secretário anuncia nomeação de Escrivão de Polícia e instalação de videmonitoramento em Itá

Florianópolis (28.03.2016) – O Secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, recebeu em audiência na tarde desta segunda-feira (28), a prefeita de Itá, Leide Mara Bender, ocasião em que foram assuntos como nomeação de policiais civis e ativação do sistema de videomonitoramento urbano.  

No encontro o Secretário fez o anúncio oficial de que está previsto para o maio a designação de um Escrivão de Polícia para atuar na Delegacia de Polícia da cidade. O Secretário explicou que 31 escrivães concluem o curso de formação profissional, na Acadepol e estarão aptos para a nomeação.


Também no encontro a prefeita informou que já assinou convênio para instalação da central de videomonitoramento na cidade. Serão 10 câmeras de vigilância câmeras A instalação deve acontecer tão logo seja concluída o processo de licitação para aquisição dos equipamentos.

PM registra queda de quase 50% nas ocorrências da Farra do Boi

Florianópolis (28.03.2016) - Na tarde desta segunda-feira (28), o Comando Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) divulgou o balanço final da Campanha de Prevenção à prática da Farra do Boi, no Quartel do Comando Geral, em Florianópolis.

A PMSC planejou ações, em parcerias com outras instituições, como a campanha educativa, palestras nas escolas, concurso de redação para as crianças e ações policiais pontuais e preventivas, buscando a orientação e diminuição da prática da Farra do Boi no Estado.

O número de ocorrências geradas nas Centrais Regionais de Emergência (CREs-190) da PMSC caiu 46,9%, em comparação ao ano anterior, passando de 226 ocorrências em 2015 para 120 ocorrências neste ano. Essa redução está sendo possível graças ao trabalho de inteligência, prevenção, conscientização e educação realizado pela Polícia Militar. Acompanhe abaixo os gráficos desenvolvidos pela Agência Central de Inteligência da Polícia Militar.

O número de detidos apresenta queda regular e consistente nos últimos anos, no entanto, o número de bois recolhidos teve um aumento considerável, comparado com o ano anterior. Já o número de ocorrências confirmadas foi de 27: cinco em Bombinhas, seis em Florianópolis, 12 em Governador Celso Ramos, três em Itapema e uma em Porto Belo.


O comandante-geral da PMSC, coronel Paulo Henrique Hemm, enfatiza que, durante o período de Páscoa, o número de ocorrências caiu 30,7%, pois, entre os dias 02 e 05 de abril de 2015 foram geradas 75 ocorrências, já neste ano, entre os dias 24 e 27 de março, o total de atendimentos caiu para 52. “Se compararmos somente o período da Páscoa, também percebemos uma redução bastante positiva. Todos esses números mostram que a educação e prevenção são ferramentas fundamentais para a Segurança Pública”, destaca o coronel Paulo Henrique.

Aberto prazo para envio de artigos para participar do IV Seminário Internacional de Segurança Pública

Florianópolis (28.03.2016) – A Secretaria de Estado da Segurança Pública, através da Diretoria de Formação e Capacitação, está lançando edital para submissão de artigos científicos que queiram participar do IV Seminário Internacional de Ciência Tecnologia e Inovação em Segurança Pública.

Os artigos devem seguir as regras e as temáticas estabelecidas no edital. Entre os trabalhos submetidos, serão escolhidos pela comissão avaliadora, os de maior relevância para compor o volume do livro “Pontes para a Segurança Pública”.
A data limite para submissão dos trabalhos termina em 23 de abril de 2016 e poderão ser enviados através do site do evento.

Seminário
Esta quarta edição do Seminário - que será realizado nos dias 30 e 31 de maio - abordará temas relacionados às ações de prevenção e experiências no atendimento aos desastres ambientais, bem como a gestão dos riscos ou acidentes a eles associados por parte das forças de Segurança Pública.

Uma das propostas do Seminário é estimular a pesquisa na área, além de suscitar o compartilhamento de projetos, ideias e a troca de experiências entre os profissionais que atuam na área da Segurança Pública. Também objetiva promover a atualização e o aprimoramento do corpo docente e discente dos Centros de Ensino vinculados à Segurança Pública no Estado de Santa Catarina.

O Seminário contará com palestras, debates, apresentação de trabalhos acadêmicos e mostra de tecnologias voltadas à Segurança Pública, e terá a participação de profissionais da área, do meio acadêmico e demais interessados.

Link do Evento:
http://mcti.funjab.com.br/event/iv-seminario-internacional-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao-em-seguranca-publica/

terça-feira, 22 de março de 2016

Estudo do IPEA coloca SC com a menor taxa de homicídios por grupo de 100 mil habitantes do País

Florianópolis (22.03.2016) - Santa Catarina aparece mais uma vez com a menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes entre os demais estados brasileiros. Pelo estudo, o Estado teve em 2014 a taxa de 12,7 homicídios por 100 mil habitantes, a mais baixa do Brasil, seguida de São Paulo com 13,4 homicídios por 100 mil habitantes.

Elaborado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), órgão ligado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do governo federal, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ONG especializada no assunto, o estudo analisou os dados mais recentes do Ministério da Saúde sobre mortes violentas intencionais, referentes ao ano de 2014, quando quase 60 mil pessoas foram assassinadas no país. 

Para o Secretário César Augusto Grubba, da Segurança Pública, “este estudo do IPEA representa, entre outros pontos, que estamos no caminho certo. Entre outros fatores destaco a efetiva integração dos organismos de segurança, e instituições como Poder Judiciário e Ministério Público, no combate ao crime”.

O Secretário também corrige a taxa de homicídios por cada grupo de 100 mil habitantes. Segundo ele, em 2014 a estatística oficial da SSP fechou o ano com uma taxa de 11,3 mortos e, em números absolutos, o registro de 760 homicídios dolosos.

Letalidade policial

O trabalho do IPEA também apresentou números da letalidade policial. Em 2014, SC teve 42 mortes por letalidade policial. Os Estados que registraram o maior número de mortes por intervenções policiais foram São Paulo (234), Rio de Janeiro (245) e Bahia (97).

- Os criminosos são cada vez mais audaciosos e partem para o enfrentamento. Também temos a fragilidade da legislação penal. Hoje a regra é a liberdade, a exceção é a prisão - diz Grubba.


Ainda segundo o Secretário, como forma de reflexão “Santa Catarina é o Estado com o menor índice de letalidade. E isto não é por acaso. Decorre de um foco específico, tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil, no tocante à repercussão das ações policiais na sociedade, prevalecendo sempre a proteção à vida”, concluiu.

segunda-feira, 21 de março de 2016

SSP divulga pelo twitter imagens das câmeras do videomonitoramento urbano

Florianópolis (21.03.2016) – A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) divulga desde o dia 15 de março imagens capturadas em tempo real das câmeras do sistema de vídeomonitoramento. O material pode ser acessado no endereço https://twitter.com/SSPVideos_SC.

Essa iniciativa de integração do serviço de vídeomonitoramento com redes sociais é um novo serviço lançado, o qual já conta com mais de 450 seguidores. “Essa é nossa vocação em estar cada vez mais integrado com a comunidade”, diz o secretário César Augusto Grubba.

Estão sendo disponibilizadas para a comunidade fotos que apresentam as seguintes informações: nome e endereço da câmera, data e hora. Santa Catarina já conta com 130 Centrais de Videomonitoramento Urbano, instaladas e operando, em 112 municípios com 2.312 câmeras de segurança em operação. 

É importante ressaltar que as câmeras de segurança não são substitutas para a força policial. São ferramentas de apoio e potencializam as ações de prevenção e de resposta”, destaca Grubba


Cada uma das 10 câmeras de videomonitoramento amplia os vetores de vigilância a um nível equivalente a 40 postos de observação, pois cada câmera gira 360 graus e dá uma visão de quatro pontos cardeais. Isto 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Quilombo ganha Complexo Integrado de Segurança e Central de Videomonitoramento

Florianópolis (18.03.2016)O governador Raimundo Colombo e o secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba, inauguraram nesta sexta-feira, 18, o Complexo Integrado de Segurança Pública de Quilombo, no Oeste catarinense. Na unidade, vão trabalhar os efetivos das polícias Militar e Civil, mais pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Geral de Pericias (IGP) e Detran. Também em Quilombo, a SSP inaugurou a Central de Videomonitoramento urbano da cidade.

O investimento na nova estrutura foi de R$ 1.945.544,13, recursos do Pacto por Santa Catarina. O complexo foi construído em uma área de 1.813,57 m², num único bloco com três pavimentos e um mezanino.

“É mais uma dentre tantas outras obras estruturantes do programa Pacto por Santa Catarina no segmento da segurança pública”, disse o secretário.

É o segundo complexo integrado da Segurança Pública, com todas as instituições subordinadas à SSP atuando de forma conjunta. O primeiro Complexo inaugurado foi na cidade de Palmeira, na Serra, com trabalho integrado da Polícia Militar e Polícia Civil.

Ainda segundo o secretário, todo o conceito do projeto de engenharia, o layout das instalações e a divisão dos espaços foram pensados em uma perspectiva de funcionalidade, de modo que pudesse resultar em otimização, racionalização, qualidade no atendimento e economicidade.

Ainda de acordo com Grubba, nos últimos quatro anos já foram inauguradas mais de 170 obras na área da segurança pública.. Conforme ele, o Governo do Estado está investindo, ampliando, reformando e construindo novos quartéis e delegacias. Hoje, Santa Catarina conta com 80 obras em andamento na Segurança Pública.

Em seu discurso, o secretário agradeceu o prefeito de Quilombo, Neuri Brunetto, e sua equipe pelo apoio importante com a cessão de uma funcionária do município para o Posto de Identificação do Instituto Geral de Perícias (IGP) que funcionará em parceria no novo Complexo de Segurança confeccionando as carteiras de identidade. “Serão atendidas, em média, 70 pessoas por mês, e estes cidadãos de Quilombo não precisarão mais deslocar a Chapecó para terem acesso a esses serviços”. O secretário também agradeceu o secretário-executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Quilombo, Jacson Castelli, pelo apoio e colaboração com o acompanhamento e a supervisão das obras.



Videomonitoramento em Quilombo

Também em Quilombo, a SSP inaugurou a Central de Videomonitoramento urbano da cidade. São 10 câmeras de vigilância, padrão Full HD, com transmissão digital por rede de fibra ótica. O investimento total foi de R$ R$ 111.782,88, recursos do Pacto por SC, mais a contrapartida da prefeitura municipal de R$ 104.548,80.
É importante ressaltar que as câmeras de segurança não são substitutas para a força policial. São ferramentas de apoio e potencializam as ações de prevenção e de resposta”, diz o secretário Grubba

Cada uma das 10 câmeras de videomonitoramento amplia os vetores de vigilância a um nível equivalente a 40 postos de observação, pois cada câmera gira 360 graus e dá uma visão de quatro pontos cardeais. Isto 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.


Com a ativação desta central, Santa Catarina já conta com 130 Centrais de Videomonitoramento Urbano, instaladas e operando, em 112 municípios com 2.312 câmeras de segurança em operação.  

Governo lança edital de Central Regional de Emergência e entrega bases móveis da PM em Chapecó

Florianópolis (18.03.2016) - O governador Raimundo Colombo e o secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba, lançaram nesta sexta-feira, 18, o edital de licitação para construção da Central Regional de Emergência (CRE), de Chapecó, no Oeste do estado. Também foram entregues dois veículos para as bases móveis da Polícia Militar. “Estamos melhorando nosso sistema operacional, assim conseguimos ser ainda mais eficientes e proteger melhor as pessoas. Temos que continuar investindo em tecnologia e equipamentos e modernizando toda a estrutura para podermos atender às demandas que são cada vez mais exigentes na área da segurança pública”, disse o governador. 

A Central Regional de Emergência será construída no terreno localizado em frente à sede da PM, no Centro da cidade, com recursos do Pacto por Santa Catarina, no valor de R$ 2,4 milhões. O prédio vai abrigar as unidades do Samu, Central de Videomonitoramento e Corpo de Bombeiros Militar. O prazo de execução será de 18 meses, com data a partir da emissão da ordem de serviço. A CRE vai atender dez municípios: Chapecó, Coronel Freitas, Nova Itaberaba, Planalto Alegre, Caxambu do Sul, Guatambu, Águas Frias, União do Oeste, Jardinópolis e Cordilheira Alta. 

As atuais instalações da CRE Chapecó,ocupam uma antiga sala de aula na sede do 2º Batalhão. A nova central abrigará um centro de operações moderno para até 50 estações de trabalho, salas técnicas de coordenação, CPD integrado, sala de situação, central de videomonitoramento, auditórios e salas de aula. 

Integrará os serviços diretos de atendimento e despacho às ocorrências policiais e emergências, congregando os serviços da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e SAMU, com abrangência em 10 municípios: Chapecó, Coronel Freitas, Nova Itaberaba, Planalto Alegre, Caxambu do Sul, Guatambu, Águas Frias, União do Oeste, Jardinópolis e Cordilheira Alta.

O secretário Grubba destacou que, com construção da central, o Governo do Estado está dando cumprimento a mais uma obra estruturante do programa Pacto por Santa Catarina, no segmento da segurança pública. “Aqui em Chapecó, o projeto da central é de grande porte, concebido com quatro pavimentos, com 1,4 mil metros quadrados de área construída. Os recursos já estão assegurados. Esperamos que em até 30 dias possamos entregar a ordem de serviço”, disse.

“A central vai abranger toda região de Chapecó, atendendo municípios do Oeste. Ela vai agilizar os nossos trabalhos, proporcionar melhor atendimento e dar um respaldo melhor aos nossos atendentes. A central atenderá por meio do número 190”, explicou o comandante-geral da Polícia Militar em SC, Paulo Henrique Hemm. 

As duas bases móveis entregues nesta sexta-feira ficarão no Bairro Efapi, que tem cerca de 60 mil habitantes. Conforme o comandante do 2º BPM, Vitório Radichewski Junior, o bairro tem uma grande demanda, então as medidas de policiamentos serão intensificados, para dar uma segurança maior para a comunidade. “Além de oferecer mobilidade e permitir uma área de cobertura mais abrangente, temos uma otimização de efetivo com essas bases móveis. Continuamos com as bases fixas, com toda nossa estrutura normalmente. Só tivemos um acréscimo na qualidade e na distribuição do efetivo”, informou. 

Comissão de Leilão comercializa 672 veículos em leilão em Balneário Camboriú

Florianópolis (18.03.2016) - A Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC realizou nesta quarta-feira, 16, no Centro Comunitário Casa da Sogra, em Balneário Camboriú, o segundo leilão do ano, onde foram vendidos veículos apreendidos e retirados de circulação nos municípios de Balneário Camboriú, Camboriú, Porto Belo, Itapema e Tijucas. Sob o comando do leiloeiro Rodolfo Schontag foram vendidos 672 lotes, sendo 180 para circular e 492sucatas, o que garantiu uma arrecadação de R$ 1.009.150,00, que serão disponibilizados conforme a Lei 13.160/15.

Os valores arrecadados são utilizados para quitar os débitos que os veículos leiloados possuíam com o estado (licenciamento, IPVA, seguro obrigatório e multas); com o município (multas); bem como com os pátios permissionários das prefeituras onde os veículos estavam depositados.

Terminado o leilão, a equipe da Comissão Estadual de Leilão, atuando como agente fiscalizador do processo, continua na região acompanhando os trabalhos de inutilização de chassis e motores e de destruição das placas em cada um dos pátios que participaram do certame.
  
Os próximos leilões serão realizados em Blumenau (6/4), Joinville (13/4) e Criciúma (27/4). O calendário completo está disponível no site do Detran/SC, bem como as fotos dos veículos integrantes dos certames, que podem ser visualizadas no endereço eletrônico, www.detran.sc.gov.br, em Leilão – Projeção de Leilões.

quarta-feira, 16 de março de 2016

Governo do Estado entrega novo helicóptero Arcanjo 3 em Blumenau

Florianópolis (16.03.2016) - O Governo do Estado de Santa Catarina entrega nesta quinta-feira, 17, às 10h, no Parque Vila Germânica, em Blumenau, o novo helicóptero Arcanjo 3, aparelho que passará a atender de forma definitiva o Vale do Itajaí, dos municípios do Litoral Norte até o Alto Vale. A aeronave foi adquirida pela Secretaria de Estado da Saúde e substituirá o atual equipamento, que era locado e atuava na região desde outubro. Participarão do ato o governador Raimundo Colombo; o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing; o secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de SC, coronel Onir Mocellin.

Com recursos do Pacto por SC, o novo Arcanjo 3 foi comprado por R$ 11 milhões em processo licitatório realizado neste ano. "Pelas avaliações que fizemos com o Corpo de Bombeiros, esse investimento vai se pagar em três anos e a aeronave servirá a população por bem mais de uma década", observa o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing. "Nossa previsão é que a cada seis anos ocorra a troca de motor e a cada 12 anos, de acordo com as horas de voo realizadas, seja feita uma intervenção geral no aparelho", explica o subcomandante do Batalhão de Operações Aéreas de Florianópolis, major Diogo Rosso. Serviço de resgate aeromédico especializado, o Arcanjo é resultado de uma parceria entre Bombeiros Militares e Secretaria de Estado da Saúde por meio do Samu.

O helicóptero Arcanjo 3 é um modelo Esquilo, com autonomia de três horas e meia de voo. A aeronave possui equipamentos para combate a incêndio e para atendimento aeromédico, como oxigênio, maca e outros. A capacidade é para seis pessoas, sendo cinco tripulantes (piloto, copiloto e tripulante operacional do Corpo de Bombeiros e médico e enfermeiro do Samu) e um paciente.


Além da entrega do Arcanjo 3, a solenidade contará com entrega de viaturas operacionais ao 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Blumenau e formatura de equipe médica de saúde que tripulará os aviões Arcanjo nas missões de transporte aeromédico especializado.

Município de Quilombo ganha Complexo Integrado de Segurança

Florianópolis (16.03.2016)O governador Raimundo Colombo e o secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba, inauguram nesta sexta-feira, 18, o Complexo Integrado de Segurança Pública de Quilombo, no Oeste catarinense. Na unidade, vão trabalhar os efetivos das polícias Militar e Civil, mais pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Geral de Pericias (IGP) e Detran. A solenidade acontece a partir das 9 horas.

O investimento na nova estrutura foi de R$ 1.945.544,13, recursos do Pacto por Santa Catarina. O complexo foi construído em uma área de 1.813,57 m², num único bloco com três pavimentos e um mezanino.

“Esse é o segundo complexo integrado da Segurança Pública, com todas as instituições subordinadas à SSP atuando de forma conjunta. Essa obra integra as ações de melhoria da Segurança Pública. Vamos ganhar em qualidade, eficiência e integração. Isso melhora o trabalho operacional e a população é mais bem atendida.”, disse Grubba. O primeiro Complexo inaugurado foi na cidade de Palmeira, na Serra, com trabalho integrado da Polícia Militar e Polícia Civil.

Ainda segundo o secretário, já foram inauguradas mais de 170 obras na área em quatro anos. Conforme ele, o Governo do Estado está investindo, ampliando, reformando e construindo novos quartéis e delegacias. Hoje, Santa Catarina conta com 80 obras em andamento na Segurança Pública.

Também em Quilombo, a SSP inaugura a Central de Videomonitoramento urbano da cidade. São 10 câmeras de vigilância, padrão Full HD, com transmissão digital por rede de fibra ótica. O investimento total foi de R$ R$ 111.782,88, recursos do Pacto por SC, mais a contrapartida da prefeitura municipal de R$ 104.548,80.
Com a ativação desta central, Santa Catarina já conta com 130 Centrais de Videomonitoramento Urbano, instaladas e operando, em 112 municípios com 2.312 câmeras de segurança em operação. 

SSP assina edital para construção da Central regional de Emergência de Chapecó


Ainda cumprindo agenda no Oeste, o secretário Grubba assina editais para abertura de licitação para construção da Central Regional de Emergência (CRE) e os prédios do Instituto Geral de Pericias e Delegacia Regional de Polícia de Chapecó. O ato acontece às 9 horas.  Na ocasião serão entregues dois veículos com bases móveis para a PM da região.  A obra, com recursos do Pacto por SC, terá investimentos no valor de R$ 2,4 milhões. Definida a empresa vencedora da licitação, o prazo será de 18 meses para execução da obra. O prédio será construído em uma área de 1.430,50 m², em um bloco com quatro pavimentos.

terça-feira, 15 de março de 2016

Secretário Grubba recebe visita do novo Superintendente da PRF em Santa Catarina

Florianópolis (15.03.2016) - O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba recebeu em seu gabinete, na manhã desta terça-feira (15), a visita protocolar do novo Superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Santa Catarina, Inspetor Fabrício Colombo, 43 anos, que assume o cargo de número 1 da instituição no Estado nesta quarta-feira, 16, em Brasília.

No encontro, o secretário destacou a importância de se manter a política de integração dos órgãos da segurança. Para Grubba, é de suma importância manter uma relação estreita e confiante com a PRF. “Esta integração permite desenvolver um trabalho eficaz e de grande reconhecimento para com a sociedade catarinense”, disse.

O novo Superintendente destacou a importância do trabalho integrado e o estreitamento de informações para o sucesso das ações.

Natural de Criciúma, Fabrício Colombo é formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fez extensão em gerência policial na Universidade de Brasília e é especialista em gestão pública pela Escola Nacional de Administração Pública.

Está na PRF desde 1994, onde foi chefe de divisão e presidente da comissão nacional de ética. Atualmente, exerce suas funções na corregedoria regional de Santa Catarina.


Participaram da audiência o secretário adjunto da SSP, Delegado Aldo Pinheiro D’Ávila; o assistente do secretário Grubba, Tenente Coronel Luciano Pinho; e os Inspetores da PRF Admar Luciano Pinho e Maurício Maciel.

sexta-feira, 11 de março de 2016

Orientação sobre as Manifestações Populares

Florianópolis (11.03.2016) - A cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição Federal (CRFB/88). Portanto, as manifestações públicas, pacíficas, são legais e amparadas pela nossa legislação suprema.
 
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) tem como missão proporcionar segurança ao cidadão, preservando a Ordem Pública, através do policiamento preventivo e ostensivo, de forma integrada com a sociedade, visando o exercício pleno da cidadania.
 
Com a eminente possibilidade de acontecer Manifestações Populares em diversos municípios catarinenses no próximo final de semana, a PMSC está atenta e voltada à preservação e garantia do exercício deste direito.
 
A CRFB/88, no artigo 5º, inciso XVI, “assegura que todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente”. Atos de vandalismo e violência não são legítimos e, caso ocorram, serão coibidos pela Polícia Militar.
 
Manifeste-se, mas com o espírito de paz e incentivando a garantia da Ordem Pública. Neste sentido, e contando com o apoio da população catarinense, orientamos:
 
1. Toda manifestação defende uma causa ou uma ideologia pela qual busca efetivação. Ser favorável ou contrário a mesma não garante a ninguém o direito de cometer atos ilícitos ou violentos.

2. Se participar da manifestação, faça de forma pacífica e apartidária.
3. Evite trajar roupas que identifiquem partido político.
4. Evite levar bolsas ou mochilas e não utilize máscara ou algo similar, que dificulte a sua identificação pelos demais manifestantes e pela polícia.
5. Nos locais de grande aglomeração é possível que criminosos (que nada tem a ver com a manifestação) aproveitem-se do anonimato na multidão para provocar atos de vandalismo e violência. Atente-se para isto!

6. Não seja influenciado pela conduta de vândalos. Não apoie depredação, dano, ou qualquer outro ato violento ou ilícito.
7. Ocorrendo algum tipo de vandalismo, sente-se no chão. Os vândalos ficarão expostos e assim os policiais poderão identificá-los e prendê-los, para garantir a sua segurança.
8. Não interfira em ações policiais, principalmente se acontecer prisões no evento por crimes ou contravenções penais.

9. Afaste-se de qualquer ação violenta e/ou tumultos.
10. Evite utilizar bicicleta, skate, patins, moto e veículo no local.
11. Não utilize fogos de artifício ou similares.

12. Não se submeta a provocações de qualquer natureza e respeite opiniões divergentes.
13. A livre manifestação do pensamento é direito de todos, estando constitucionalmente amparada, desde que não interfira no direito alheio.
14. Atos de vandalismo ou que representem risco de quebra da Ordem Pública serão contidos, visando garantir a segurança e o bem-estar da população de bem.
15. Denuncie atos ilícitos ou contrários a lei pelo telefone 190.
 
A PMSC estará presente nas Manifestações Populares para garantir a segurança da população, servindo e protegendo o povo catarinense em todos os seus atos democráticos de direito, previstos em lei.



Conte sempre com a Polícia Militar de Santa Catarina, formada por pessoas do bem, para o bem das pessoas.

Comissão de leilão arrecada R$ 1,3 milhão no primeiro certame do ano

Florianópolis (11.03.2016) - A Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC iniciou na quarta-feira (9), em São José, o calendário de leilões 2016. O primeiro, dos 22 certames previstos para este ano, foi realizado no teatro do Centro de Eventos Multiuso, atraindo cerca de 600 pessoas de várias regiões de Santa Catarina, além do Rio Grande do Sul e Paraná. Sob o comando do leiloeiro Eduardo Abreu foram vendidos 867 veículos, dentre os 237 com direito à documentação e as 630 sucatas, referentes aos municípios de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Garopaba, o que garantiu uma arrecadação aproximada de R$ 1.302,000,00, que serão disponibilizados conforme Lei 13.160/15.

“Começamos o ano com êxito, todos os lotes foram vendidos com bastante disputa. Queremos seguir nesse caminho, incluindo cada vez mais municípios, pois dos 295, somente 99 estão cadastrados para realizar leilão”, destacou o o presidente da Comissão Estadual de Leilão, Cel PM RR Marcus Vinicius Bedretchuk. O oficial agradeceu o apoio da Secretaria de Segurança Pública, do Detran e dos nossos colaboradores, na expectativa de mais um ano de sucesso.

Inicialmente foram vendidos os lotes para circular, aqueles referentes aos veículos que têm direito à documentação, transferência e podem voltar às vias públicas. Na seqüência foram leiloadas as sucatas de carros e motos, aquelas sem direito à documentação, que são entregues “baixadas”, para uso exclusivo de revendedores de peças, e que são vendidas somente para empresas, que atuam no ramo de veículos.

Os próximos leilões serão realizados em Balneário Camboriú (16/3), Blumenau (6/4) e Joinville (13/4). As fotos dos veículos integrantes dos certames podem ser visualizadas no site do Detran/SC, www.detran.sc.gov.br, em Leilão – Projeção de Leilões.

quarta-feira, 9 de março de 2016

SSP entrega Centrais de Videomonitoramento em Guabiruba, Nova Trento e São João Batista

Florianópolis (09.03.2016) - A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) inaugurou no dia de hoje, 9 de março, mais três Centrais de Videomonitoramento Urbano (CVU). Foram contempladas  as cidades de Guabiruba, Nova Trento e São João Batista. Com estas ativações, Santa Catarina conta agora com mais 29 câmeras de segurança, totalizando 2.465 câmeras padrão Full HD, com transmissão digital por rede de fibra ótica no estado.

Em Guabiruba são nove câmeras de vigilância e, a Central, que funcionará no Quartel da Polícia Militar, foi viabilizada com um custo de R$ 206.387,57, sendo que R$ 112.601,57 recursos da SSP, e a contrapartida, da prefeitura municipal, foi de R$ 93.786,41. “Essa tecnologia é uma aliada muito importante na defesa do cidadão. Estatísticas comprovam que onde há câmeras, a criminalidade reduz", disse o secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba.

Também foi inaugurada a unidade de Nova Trento. No município, são 10 câmeras estão agora em funcionamento, e a obra que custou R$ 220.586,27, teve recursos provenientes da SSP no valor de R$ 120.517,54, e da prefeitura municipal, que investiu R$ 100.072,74.
Para finalizar, São João Batista também inaugurou sua Central com 10 câmeras de segurança. O total do investimento também foi de R$ 220.586,27 e, os valores disponibilizados pela SSP e prefeitura municipal, são exatamente os mesmo de Nova Trento.

As solenidade tiveram a presença do Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Paulo Henrique Hemm, do Delegado Geral da Polícia Civil, Artur Nitz e, demais autoridades.


Atualmente, Santa Catarina conta com 92 Centrais de Videomonitoramento e o sistema opera em 111 cidades. Até o final do ano a previsão é de que 154 Centrais estejam em funcionamento em todo o estado.

terça-feira, 8 de março de 2016

Inauguradas Centrais de Videomonitoramento Urbano de Garuva e Itapoá

Florianópolis (08.03.2016) - A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) inaugurou na tarde desta terça-feira, 8, as novas Centrais de Videomonitoramento Urbano (CVU) de Garuva e Itapoá, no Norte do estado. Foram ativadas 20 câmeras, dez em cada central, padrão Full HD, com transmissão digital por rede de fibra ótica. O investimento total foi de R$ 435.148,18, recursos do Pacto por SC mais a contrapartida das prefeituras.

Com a ativação oficial das duas centrais, Santa Catarina já conta com 89 Centrais de Videomonitoramento Urbano e 2.436 câmeras de segurança em operação.  Até o final do ano a previsão é de que 129 CVU estejam em funcionamento em todo o estado. O sistema está em operação em 111 municípios.

Segundo o secretário César Augusto Grubba, até o final desse ano, mais da metade dos municípios catarinenses estará com cobertura do sistema de videomonitoramento. “Seguimos com a missão e o desafio de ampliarmos o nosso efetivo, de investirmos em equipamentos e nosso material humano para proteger o cidadão catarinense com a qualidade que ele exige e merece”, disse Grubba.


Participaram das solenidades o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Paulo Henrique Hemm; e o Delegado Geral da Polícia Civil, Artur Nitz  e a Secretária Executiva da Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville, Simone Scharamm.

Divulgado relatório parcial de operação policial conjunta em Joinville

Florianópolis (08.03.2016) – Secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, cumpre agenda de trabalho nesta terça-feira, 8, em Joinville, onde coordena reunião com o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Paulo Henique Hemm, e o Delegado Geral da Polícia Civil, Artur Nitz para acompanhamento às operações das forças policiais conjuntas na cidade.

Na ocasião o comando colegiado da operação, Coronel PM Amarildo de Assis Alves e o delegado de polícia Laurito Akira Sato, fez a apresentação das ações desencadeadas e dos resultados parciais consolidados.

Desde o início da operação, em fevereiro, 170 autores de crimes foram presos em 140 procedimentos policiais instaurados. No mesmo período foram realizados 95 autos de prisão em flagrante e cumpridos 28 mandados de prisão.

Das prisões efetuadas 16 indivíduos estão ligados à facções criminosas, a maior parte identificada como lideranças efetivas e autores de crimes de homicídio.

O secretário Grubba ficou satisfeito com o resultado da operação e declarou que o trabalho policial não tem prazo para terminar. “Vamos manter os efetivos enquanto houver necessidade. Não temos prazo para concluir esta mobilização”, disse.

Desde o início do ano até a data de hoje, 8 de março, Joinville registra 24 homicídios dolosos com uma taxa de 4,3 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes.


segunda-feira, 7 de março de 2016

SSP dá continuidade ao programa Bem-Te-Vi de videomonitoramento e inaugura mais cinco centrais

Florianópolis (07.03.2016) - A Secretaria de Estado da  Segurança Pública (SSP) dá continuidade, na próxima semana, às inaugurações de Centrais de Videomonitoramento Urbano (CVU) no estado. Desta vez, municípios das regiões Norte,  Litoral Norte e Grande Florianópolis são os contemplados. Mais cinco cidades receberão suas CVUs e, ao todo, mais 49 câmeras de segurança, padrão Full HD, com transmissão digital por rede de fibra ótica, serão ativadas.

O início dos trabalhos acontece na terça-feira, dia 8, em Garuva, às 15h. O município receberá 10 novas câmeras de segurança. Na seqüência, às 17h, Itapoá tem sua CVU inaugurada pela comitiva da SSP.

No dia seguinte, 9 de março, será a vez de municípios do Litoral Norte e Grande Florianópolis ativarem suas centrais. Às 11h é a vez Guabiruba inaugurar suas 10 câmeras. Adiante, na mesma data, às 16h, Nova Trento recebe a comitiva da  SSP para inaugurar sua Central e, às 18h, a inauguração acontece em São João Batista. Ambos os municípios também recebem 10 câmeras.

O investimento total destas obras foi de R$ 1.082.708,29, sendo que a SSP disponibilizou R$ 592.195,99 em recursos para os cinco municípios e, a contrapartida de todas as prefeituras foi de R$ 490.520,75.


Com a ativação oficial das centrais citadas acima, Santa Catarina contará com 87 Centrais de Videomonitoramento Urbano e 2.416 câmeras de segurança em operação.  Até o final do ano a previsão é de que 129 CVU estejam em funcionamento em todo o estado. O sistema está em operação em 111 municípios.

Ouvidoria da SSP recebe mais de 7,5 mil manifestações em 2015

Florianópolis (07.03.2016) - Principal canal de acesso do cidadão à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a Ouvidoria da SSP recebeu no ano de 2015 mais de 7,5 mil manifestações do cidadão catarinense.

De 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2015 foram encaminhados à Ouvidoria da SSP 7.657 demandas. Deste total 7612 manifestações foram encaminhadas pela Ouvidoria Geral do Estado.

Após análise das manifestações o material foi repassado para as Ouvidorias seccionais. 4.453 para a Ouvidoria do Detran, 840 transferidas para a Ouvidoria da Polícia Militar, 580 para o Corpo de Bombeiros Militar, 538 para a Ouvidoria da Polícia Civil, 218 para a Ouvidoria do Instituto Geral de Perícias, 45 demandas da Lei de Acesso à Informação (LAI), encaminhadas pela Ouvidoria Geral do Estado, e 1028 atendimento receberam resposta da Ouvidoria da SSP.

Perguntas e questões sobre serviços do Detran, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Militar e policiamento se destacaram, com contatos, ao lado dos pedidos de informações sobre trânsito, documentos e legislação, entre outros assuntos.

O mês de janeiro de 2015 foi o que registrou o maior número de manifestações – 773. “O objetivo desta Ouvidoria é a comunidade, principalmente o cidadão, para eu tenha conhecimento de que sua palavra está sendo ouvida pelo Secretário da Segurança Pública. Em 2015 o principal objetivo foi combater o mau atendiemnto, infelizmente o grande problema que enfrentamos hoje”, disse o Ouvidor da SSP, delegado Lauro Cezar Radke Braga.

O Ouvidor também enumerou uma série de medidas adotadas na ouvidoria da SSP. Dentre elas a reativação do 0800, atendimento presencial,centralização das denúncias vindas do Disque 100 (Direitos Humanos), participação do Ouvidor em todas as reuniões do Fórum Nacional de Ouvidores de Polícia e atividades operacionais.

quinta-feira, 3 de março de 2016

SSP inaugura Central de Videomonitoramento Urbano em Porto União

Florianópolis (03.03.2016) - Foi instalada no final da tarde desta quinta-feira, 3, em Porto União, a Central de Videomonitoramento Urbano da cidade. A estrutura, montada no quartel da Polícia Militar, conta com 10 câmeras de vigilância Full HD, com transmissão digital por rede de fibra ótica. O investimento total foi de R$ 231.779,00


O projeto foi executado pela Secretaria de Estado da Segurança, que disponibilizou recursos da ordem de R$127.457,02 mais a contrapartida da prefeitura municipal de R$ 104.321,98.

Até o momento, Santa Catarina conta oficialmente com 82 Centrais de Videomonitoramento Urbano e 2.367 câmeras de segurança em operação.  Até o final do ano a previsão é de que 129 CVU estejam em funcionamento em todo o estado. O sistema está em operação em 111 municípios.


Além do secretário, prestigiaram a cerimônia de inauguração o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Paulo Henrique Hemm; Delegado Geral da Polícia Civil, Artur Nitz; autoridades municipais e convidados.

Rio Negrinho e Campo Alegre inauguram Centrais de Videomonitoramento

Florianópolis (03.03.2016) - A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) inaugurou na manhã desta quinta-feira, 3, duas centrais de videomonitoramento urbano nas cidades de Rio Negrinho e Campo Alegre, no Planalto Norte. O investimento total foi de R$ 554.442,82.
Em Rio Negrinho, foram ativadas 11 câmaras de segurança. Nesta Central foram investidos R$ 391.199,66, sendo que R$ 124.485,53 são provenientes da SSP e a contrapartida, da Prefeitura municipal foi de R$ 123.717,22. Já, em Campo Alegre, seis câmeras foram ativadas e, a SSP investiu R$ 85.496,20, já a Prefeitura do município, R$ 77.746,96, totalizando R$ 163.243,16.
Para o Secretário da Segurança, César Augusto Grubba, “as câmeras ajudam a inibir a prática criminosa e agilizam o tempo resposta no atendimento às ocorrências, agrega tecnologia e modernidade. O sistema permite um trabalho com foco na investigação, já que as imagens monitoradas são compartilhadas com as delegacias de Polícia Civil”.
Ainda na tarde desta quinta-feira, a SSP inaugura a central de videomonitoramento urbano de Porto União. Até o momento, Santa Catarina conta oficialmente com 81 Centrais de Videomonitoramento Urbano e 2.357 câmeras de segurança em operação.  Até o final do ano a previsão é de que 129 CVU estejam em funcionamento em todo o estado. O sistema está em operação em 111 municípios.


Além do secretário, prestigiaram a cerimônia de inauguração o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Paulo Henrique Hemm; Delegado Geral da Polícia Civil, Artur Nitz; autoridades municipais e convidados.

Municípios da região Norte poderão ter autonomia para confeccionar carteiras de identidade

Florianópolis (03.03.2016) - Para desafogar a fila por busca da carteira de identidade em Joinville algumas mudanças estão sendo implantadas pelo Instituto Geral de Perícias (IGP). Uma delas é um convênio com os municípios da região para emissão dos documentos. Nesta quarta-feira, 2, uma reunião na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) sensibilizou as prefeituras.

“Nosso objetivo é descentralizar a confecção de carteiras de identidade para alguns municípios e dessa forma resolver o problema com filas em Joinville e conseguir confeccionar maior número. Faremos convênios padrões no qual daremos o suporte técnico e treinamento e os municípios entram com a estrutura física e funcionários”, explica o diretor do Instituto de Identificação do IGP, Paulo Henrique Santos.

Em Araquari, por exemplo, o cidadão pode ter acesso ao documento de identificação na própria cidade. “Nós já fazemos a carteira de identidade, mas a digitalização ainda é no IGP, então, com o convênio vamos ter autonomia e será melhor para a nossa população”, avalia o secretário de Negócios de Governo, Adelson Westrupp. Em outras cidades, é o caso de Garuva, o prefeito José Chaves sinalizou que fará a parceria.
  
Em Joinville são confeccionados 170 documentos por dia. Cem são feitas na Delegacia Regional de Polícia Civil com entrega de senha e outras 70 no IGP - sendo 50 com agendamento via site e 20 por encaixe. “Com o incremento de efetivo previsto, a emissão de carteiras em Joinville passará a ser feita por nós, mas haverá somente com agendamento via site”, explica Suelen.

O IGP está presente em 32 cidades de Santa Catarina, e na avaliação do diretor do órgão, e para chegar a todos os municípios o apoio das prefeituras é importante. “Um convênio com as cidades contribui de duas formas porque facilita bastante para a população que não vai precisar se deslocar de uma cidade para outra e porque dará mais agilidade ao serviço”, conclui Santos.

quarta-feira, 2 de março de 2016

Inaugurada a Central de Videomonitoramento de Itaiópolis

Florianópolis (02.03.2016) - Foi inaugurada na tarde desta quarta-feira, 2, a Central de Videomonitoramento Urbano do município de  Itaiópolis, no norte do estado. A estrutura irá funcionar no quartel da Polícia Militar. No total foram investidos R$ 191.860,82, recursos da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no montante de R$ 100.826,82, e a contrapartida da Prefeitura Municipal de R$ 91.034,47. Foram instaladas oito câmeras Full HD, com transmissão digital por rede de fibra ótica.

Até o momento, Santa Catarina conta oficialmente com 79 Centrais de Videomonitoramento Urbano e 2.340 câmeras de segurança em operação.  Até o final do ano a previsão é de que 129 CVU estejam em funcionamento em todo o estado. O sistema está em operação em 111 municípios.

 “As câmeras ajudam a inibir a prática criminosa e agilizam o tempo resposta no atendimento às ocorrências, agrega tecnologia e modernidade. O sistema permite um trabalho com foco na investigação, já que as imagens monitoradas são compartilhadas com as delegacias de Polícia Civil”, explicou o secretário Grubba. 


Ainda de acordo com o secretário, até o final desse ano, mais da metade dos municípios catarinenses devem estar cobertos com o sistema de videomonitoramento. “Seguimos com a missão e o desafio de ampliarmos o nosso efetivo, de investirmos em equipamentos e nosso material humano para proteger o cidadão catarinense com a qualidade que ele exige e merece”, finalizou Grubba.

Preso um dos principais líderes de facção criminosa envolvida em homicídios em Joinville

Florianópolis (02.03.2016)A Polícia Civil, por intermédio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Joinville, com apoio do trabalho de inteligência do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Joinville, cumpriu o mandado de prisão por sentença definitiva pelo crime de homicídio em desfavor de Rodrigo Geraldo Pereira 30 anos, o “Killer”, nesta terça-feira, 1°, no município de Pinhais/PR. Ele é um dos principais investigados, integrante de facções criminosas envolvidas com os últimos homicídios ocorridos em Joinville.

Estas prisões são fruto da ação conjunta da Segurança Pública, estabelecida há cerca de um mês, entre a Polícia Civil – coordenada pela DIC –, Polícia Militar – envolvendo os batalhões da 5ª RPM –, Diretoria de Informação e Inteligência (DINI) da Secretaria de Segurança Pública, além do GAECO.

Tanto para o Delegado Regional de Joinville, Laurito Akira Sato, quanto para o Delegado João Fleury, o foco está em identificar, localizar e prender as principais lideranças destas organizações criminosas. “No intervalo de um mês, foram detidos duas lideranças destas facções, um no dia 9 de fevereiro e outro ontem”, acrescentou Fleury.

No Paraná, durante o cumprimento da ordem judicial contra o foragido, foram encontrados ainda uma arma de fogo com silenciador, meio quilograma de crack e R$ 5 mil em dinheiro. Como estava com a esposa em casa, os dois foram presos em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e tráfico de drogas. Esta ação foi executada pela DIC de Joinville, coordenada pelos Delegados João Fleury e Delegado Regional de Joinville, Laurito Akira Sato, e GAECO, coordenado pelo Delegado Osnei de Oliveira. Também contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Civil do Paraná.


As ações de segurança e Inteligência vão permanecer em busca dos envolvidos nos homicídios de Joinville, em resposta à população e em combate à criminalidade.

terça-feira, 1 de março de 2016

Tomam posse novos Delegados Regionais de Chapecó e Canoinhas

Florianópolis (1º.03.2016) –  Tomaram posse na tarde desta terça-feira os novos Delegados Regionais de Polícia (DRPs) de Chapecó e Canoinhas. A cerimônia, com a assinatura do termo de posse, aconteceu no gabinete do secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, com a presença do secretário-Adjunto, delegado Aldo Pinheiro D’Ávila; Delegado Geral da Polícia Civil, Artur Nitz e outras autoridades.

Para a Região Policial de Chapecó foi nomeado o Delegado Wagner Valdivino Meirelles, que ingressou no quadro da Polícia Civil de Santa Catarina em novembro de 2010, por meio de concurso público, dentro da carreira de Delegado de Polícia Civil. 

Meirelles atuou na titularidade da Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Maravilha, no cargo de Delegado Regional de Polícia Civil, Chefe da Divisão de Investigação Criminal (DIC) e na Delegacia de Polícia Civil, todos na Comarca Canoinhas.

Agora assume um novo desafio: “Pretendo, assim como fiz nas unidades por onde passei, otimizar os recursos humanos e materiais disponíveis, buscar motivar as equipes policiais e estreitar laços de parceria com as diversas autoridades públicas e da iniciativa privada, além de dar continuidade ao trabalho profissional do delegado regional Ronaldo Nekel Moretto”, destacou Meirelles.


Antes de assumir como Delegado de Polícia Civil, Meirelles já integrava os quadros da Segurança Pública no Mato Grosso do Sul, onde ocupava o cargo de primeiro sargento da Polícia Militar, saindo após passar no concurso para a Polícia Civil catarinense.


Na área acadêmica possui graduação em Direito pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2002), Curso de Preparação para o Ingresso na Carreira do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul; pós-graduado em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); pós-graduado em Direito Processual: Grandes Transformações - Rede LFG de Ensino; pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade do Sul (UNISUL-SC); pós-graduado em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Santa Catarina  (IFSC) e  Mestre em Direitos Fundamentais pela Universidade do Oeste de Santa Catarina.

O novo Delegado Regional tem 38 anos, é natural de Navirai, estado de Mato Grosso do Sul. Ele é casado e possui dois filhos.

Canoinhas
Para a Região Policial de Canoinhas assume o Delegado André Luiz Cembranelli Barbeta. Ingressou na Polícia Civil de Santa Catarina em 2010. Já atuou nas comarcas de Capinzal, Joaçaba, Catanduvas, Hervaldo D’Oeste, Tangará e Videira.

Em sua fala, o novo Regional de Canoinhas disse que pretende seguir trabalhando de maneira simples, séria e sempre “buscando aperfeiçoar o trabalho de integração com a Polícia Militar”.


Barbeta é formado na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo/SP, em 2006 e pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Escola Paulista de Direito. Ele tem 32 anos e é natural de Santo André, estado de São Paulo.


Participaram da cerimônia o Delegado Geral Adjunto, Marcos Ghizoni; Diretor de Polícia do Interior, Delegado Antônio Carlos Pereira. Diretor de Polícia de Fronetiras, Delegado Aden Claus Cleber Pereira; Delegado Rodrigo Moretto, ex-DRP de Chapecó; Diretor de Informação e Inteligência, Delegado Mauro Cândido Rodrigues; Assistente do SSP< Delegado Márcio Fortkamp e Coronel PM Mário Renato Erzinger

Pomerode recebe sistema de videomonitoramento

Florianópolis (1º.03.2016) - Pomerode já está conectada às câmeras de vigilância do Programa Bem-Te-Vi da Secretaria da Segurança Pública. Na tarde desta segunda-feira, 29, o secretário César Augusto Grubba,inaugurou a Central de Videomonitoramento Urbano (CVU) da cidade, equipada com 20 câmeras Full HD, com transmissão digital por rede de fibra ótica.


Nesta CVU foram investidos R$ 391.199,66, e o projeto também foi executado mediante parceria entre SSP e Prefeitura Municipal. A Secretaria concedeu R$ 157.836,99 dos recursos e, a Prefeitura R$ 233.362,67.


Até o momento, Santa Catarina conta oficialmente com 78 Centrais de Videomonitoramento Urbano e 2.312 câmeras de segurança em operação. Até o final do ano a previsão é de que 129 CVU estejam em funcionamento em todo o estado. O sistema está em operação em 111 municípios.

Assinada ordem de serviço para construção da Guarnição Especial de Indaial

Florianópolis (1º.03.2016) – Secretário César Augusto Grubba, da Segurança Pública, cumpriu agenda de trabalho na região do Médio Vale do Itajaí, onde inaugurou centrais de videomonitoramento urbano, e assinou o contrato e a ordem de serviço para construção do quartel d Polícia Militar de Indaial. A solenidade aconteceu na sede da PM e reuniu autoridades e convidados.

O novo quartel será sede da nova Guarnição Especial de Indaial, que terá tuas Companhias (CIA). A 1º CIA, com sede em Indaial, ficará responsável em atender os municípios de Ascurra, Apiúna e Rodeio. Já a 2ª CIA terá duas sedes. Um Pelotão em Timbó, para atender as cidades de Doutor Pedrinho, Benedito Novo e Rio dos Cedros. E a outra com sede em Pomerode.

Segundo Grubba, a partir da assinatura da ordem de serviço a SSP, por meio de sua Gerência de Obras, têm prazo de cinco dias para iniciar o desenvolvimento dos projetos. A previsão é de que até o segundo semestre a obra esteja concluída.