segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Mafra conta com Central de Videomonitoramento Urbano

Florianópolis (26.01.2015) - Desde a última sexta-feira, 23, a cidade de Mafra passou a contar com o serviço de videomonitoramento que ajuda a polícia no trabalho de enfrentamento à violência. O sistema, com 10 câmeras, foi inaugurado e ativado com a presença do governador Raimundo Colombo e do secretário de Estado da Segurança Pública, Cesar Grubba. O investimento do governo, com recursos do Pacto por Santa Catarina mais a contrapartida da prefeitura municipal, é de R$ 394,1 mil. A Central vai funcionar no quartel da Polícia Militar de Mafra.


 “A tecnologia aprimora o processo operacional, com as câmeras, será possível melhorar a atuação no trabalho de prevenção, repressão e até na investigação, já que a imagem pode ser um elemento de prova importante nos casos envolvendo ações judiciais”, disse o governador.


O secretário Cesar Grubba informou que Mafra foi contemplada na segunda fase do projeto Bem-te-Vi de Segurança por Videomonitoramento criado pela SSP. “Em todo o Estado, 55 cidades já firmaram convênio e contam com as câmeras de segurança instaladas. A previsão, em dois anos, é de que o sistema esteja em funcionamento em 150 cidades e ao final do projeto 1,5 mil câmeras estejam em funcionamento em mais de 200 municípios catarinenses”, projeta o secretário.


Grubba explicou que as câmeras passam a ser cada vez mais decisivas e fundamentais no trabalho de investigação das polícias, e que além da Militar, as imagens do sistema poderão ser utilizadas também pela Polícia Civil. “A partir de agora, os links das imagens serão compartilhadas com as delegacias de polícia”, esclarece.



Como vai funcionar o novo sistema

A central está instalada no quartel da Polícia Militar e as câmeras em locais estratégicos, nos pontos de maior aglomeração, espalhados pela cidade. As imagens, em qualidade digital, são transmitidas por cabos de fibra ótica até a sala onde ficam os monitores e os policiais que acompanham toda a movimentação captada das ruas.


Nas ruas, a população acredita que o novo sistema vai, realmente, aumentar a segurança. O corretor de imóveis Marcos Francisco Henrique já percebeu a novidade no  Centro da cidade e aprovou a iniciativa. “Qualquer ferramenta que ajude a deixar a população mais segura é válida, sem contar que as câmeras vão ajudar a polícia a se antecipar diante de situações suspeitas”, afirma.


Ana Catarina, proprietária de uma farmácia no Centro, diz que, agora, além dos mecanismos internos que ela já adotou para proteger o estabelecimento, vai contar com um reforço na segurança. Uma das câmeras está instalada quase em frente à farmácia de propriedade dela, o que deixa a comerciante ainda mais tranquila. “Sei que as câmeras ajudam a inibir a ação dos bandidos e a segurança é fundamental no nosso dia a dia”, avalia.


Além de Mafra, nesta mesma etapa de instalações do sistema, outras nove cidades vão receber o videomonitoramento. Serão ativadas centrais em Governador Celso Ramos (10 câmeras), Piçarras (10 câmeras), Curitibanos (10 câmeras), Taió (10 câmeras), Braço do Trombudo (06 câmeras), Rio do Oeste (10 câmeras), Ituporanga (10 câmeras), Ibirama (16 câmeras) e Porto Belo (10 câmeras).


Participaram da inauguração da Central de Videomonitoramento de Mafra, o comandante geral da Polícia Militar, Paulo Henrique Hemm e o delegado geral da Polícia Civil, Artur Nitz, e autoridades da região de Mafra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário