quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Coronel Paulo Henrique Hemm assume o Comando-Geral da Polícia Militar de SC

Florianópolis (08.01.2015) - O governador Raimundo Colombo, o vice Eduardo Pinho Moreira e o Secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba participaram da troca do Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina na manhã desta quinta-feira, em Florianópolis. Após apresentação das tropas e da banda da PM, o coronel Valdemir Cabral passou o cargo de comandante-geral da corporação ao coronel Paulo Henrique Hemm, que atualmente era subcomandante-geral.

“Precisamos melhorar as condições de trabalho dos policiais e manter a segurança geral da população. Em março, uma turma de cerca de 400 novos policiais se forma e, logo, começa um novo concurso com mais 500 vagas. Esse trabalho tem que ser permanente. A grande dificuldade é que ao mesmo tempo em que formamos policiais, há muitos outros se aposentando”, afirma Colombo.

 O coronel Paulo Henrique Hemm, de 54 anos, é natural de Porto União e tem mais de 30 anos de serviço. Ele assume o comando de mais de 18 mil policias da ativa e da reserva. “Espero dar continuidade ao trabalho anterior, com os policiais atuando fortemente nas ruas e em diversas operações. Nosso maior desafio é fazer segurança com o enfraquecimento das leis. Não podemos admitir que um menor provoque 40 atos infracionais e permaneça na rua. Nesse caso, não há efetivo que resolva o problema”, explica Hemm.

O foco de seu comando será “a proteção das pessoas e do patrimônio público e privado”, alicerçado na otimização do efetivo policial e aprimoramento de todas as modalidades de policiamento, bem como pelo desenvolvimento de operações policiais, focadas no combate ao tráfico de drogas e organizações criminosas.

Em seu discurso, o secretário destacou que o compromisso dos gestores da Segurança Pública, a partir de agora, é o de perseguir resultados, intensificar ações e operações de combate ao crime.

 “Todo o aporte de investimento realizado na Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Geral de Perícias precisa ser capitalizado em resultado de melhoria nos indicadores estatísticos, na consolidação de maior sensação de segurança, na efetiva melhoria do quadro geral de percepção e medo social para crime e violência”.

Grubba também falou do novo plano de ação que pretende estruturar em seis eixos principais: efetivos (demanda passada, presente e futura), estrutura, equipamentos, valorização do servidor, tecnologia e inteligência. “Essa será a base de nossa política estratégica para o enfrentamento ao crime e à violência em Santa Catarina, a qual desdobraremos em um conjunto de metas operacionais a serem perseguidas ao longo de todo esse novo período de gestão”.  


O coronel Valdemir Cabral tem 35 anos de serviço militar e ficou no comando por 8 meses e 3 dias, período em que priorizou a ostensividade. “Conseguimos aproximar a polícia da comunidade, apesar das dificuldades. Nosso efetivo é igual, mas com os novos concursos, que formaram mais de 3,5 mil policiais, conseguimos pegar uma parte e colocar no policiamento ostensivo de rua, que era a área mais necessitada”, afirmou Cabral ao fazer um balanço de sua gestão.


Sobre Paulo Henrique Hemm


Suas principais funções na corporação foram: comandante do Pelotão de Choque de Canoinhas, comandante da 1ª e 3ª Companhias /3º BPM (Porto União e Mafra), comandante da 2ª Companhia/2º BPM de Concórdia, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (Chapecó) e comandante da 4ª Região Policial Militar, também em Chapecó. Ainda foi chefe da Casa Militar da Assembléia Legislativa e Gerente de Relações Institucionais da Secretária de Segurança Pública.


 Sub-comandante e chefe do Estado Maior-Geral


No cargo de subcomandante-geral, assume o coronel João Henrique Silva, procedente do comando da 1ª Região de Polícia Militar, responsável pela Capital. Natural de Florianópolis, o oficial foi declarado aspirante a oficial em 30 de novembro de 1984, e as principais funções exercidas na corporação foram: comandante do Pelotão de Motociclistas do 4º BPM, chefe do Serviço de Engenharia e Sinalização de Trânsito do Detran, chefe de gabinete e assistente militar do Detran, comandante da Companhia de Policiamento de Trânsito do 4º BPM, oficial adjunto da 4ª seção do Estado Maior-Geral, comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e comandante da Academia de Polícia Militar da Trindade.


Como chefe do Estado Maior-Geral permanece o coronel João Ricardo Busi da Silva. O oficial é natural do Rio de Janeiro (RJ) e foi declarado aspirante a oficial em 30 de novembro de 1984. Como principais funções exercidas na PMSC destacam-se: chefe da Diretoria de Tecnologia e Sistemas de Informação e diretor da Diretoria de Apoio Logístico e Financeiro (Dalf).



Substituições dos outros cargos de direção da Segurança Pública


Na segunda-feira, 12, será a vez do Corpo de Bombeiros Militar realizar a cerimônia de passagem de comando. O coronel BM Onir Mocelin assume o cargo de Comandante-Geral  em substituição ao coronel BM Marcos de Oliveira. O ato acontece a partir das 19h, no Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar, na Trindade.  


Na terça-feira, 13, no Teatro Pedro Ivo Campos, está marcada a posse do novo diretor-geral do Instituto Geral de Perícias (IGP). O perito Miguel Acir Colzani assume em substituição a Rodrigo Tasso. A solenidade inicia a partir das 19h. Na ocasião, também será realizada a formatura de 17 novos auxiliares de medicina legal do IGP, que concluíram o curso de formação e estão aptos para exercer a função pública.








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário