Florianópolis (04.09.2013)
– A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) reiniciou na manhã
de hoje (4) o processo de descontaminação e compactação dos veículos que
estão apreendidos no pátio do Complexo Administrativo da SSP, no bairro
Areias, em São José.
Coube ao secretário acionar a máquina de
prensagem após o veículo ser descontaminado. Toda a operação foi
executada pela empresa Gerdau Aços Longos, vencedora do processo de
licitação. Ela terá de recolher, descontaminar, desmontar e triturar até
o final deste ano cerca de mil veículos. A empresa pagará valores que
variam de 0,12 a 0,19 centavos, de acordo com o que prevê a licitação.
Também observará todas as normas de saúde, ambiental e de segurança.
Além da compra do material ferroso, a
Gerdau assume o compromisso e a responsabilidade pela descontaminação
(retirada de óleo e combustível), desmontagem, reciclagem, trituração e
destinação final dos resíduos. A empresa também instalou containeres
ecológicos para a retenção dos fluídos e, desta forma, evitar qualquer
tipo de contaminação. O material ferroso será usado na produção de
vergalhões e pregos e os vidros e borrachas para fins específicos.
Para o secretário da Segurança Pública,
César Augusto Grubba, a coleta deste material representa “a
materialização de uma solução desejada para a destinação destes
veículos”. Grubba lembrou que, desde 2011, a comissão permanente de
gerenciamento do complexo administrativo trabalha para acelerar o
processo de retirada de sucatas e esvaziar os pátios.
O processo teve que ser paralisado em
fevereiro de 2012 após denúncias – não confirmadas e que resultou no
arquivamento do inquérito policial instaurado pela DEIC – de desvio de
peças de veículos apreendidos. ”O acúmulo desses automóveis vinha
ocasionando a perda de espaço nos depósitos, inviabilizando as
atividades de remoção e ocasionando ônus ao Estado além de sérios
prejuízos ambientais e de saúde pública”, complementa.
Grubba aproveitou para agradecer o apoio
do Poder Judiciário, Ministério Público e Ciasc na busca por soluções
dos problemas. E entre as ações positivas destacou a contratação de 20
servidores do corpo de inativos da SSP que trabalham na organização dos
pátios.
No período de 2003 a 2010 Santa Catarina
leiloou 17.141 veículos, sendo que este ano a meta é leiloar 15 mil
veículos e arrecadar R$ 15 milhões, valores que o Estado deixava de
arrecadar.
O evento contou com a presença do secretário César Augusto Grubba; do adjunto da SSP, Coronel PMRR, Fernando Rodrigues de Menezes; presidente da Comissão Estadual de Leilão, Coronel Edson Rui da Silva Castilho; Diretor Administrativo e Financeiro da SSP, perito criminal Carlos Augusto Thives de Carvalho; Assessor Técnico da Gerdau, Wladir Freitas de Souza, representante da empresa Gerdau Aços Longos e convidados.
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