segunda-feira, 30 de setembro de 2013

SC inicia a formação de turma histórica com 1.000 novos policiais militares

Florianópolis (30.09.2013) - Foi dada a largada nesta segunda-feira, 30/09, para a formação de 1.000 novos soldados que reforçarão o efetivo da Polícia Militar de Santa Catarina, em um investimento histórico na corporação. O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, apresentou a aula inaugural para os aprovados no concurso de edital número 15/CESIEP/2013, que agora iniciam o treinamento de oito meses. O evento no Teatro do CIC, em Florianópolis, contou com a presença do governador Raimundo Colombo; do secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba; do comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Nazareno Marcineiro; entre outras autoridades.

O comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Nazareno Marcineiro, destacou que está é a primeira vez que 1.000 novos profissionais são contratados de uma só vez, em uma mesma turma. “Esse grupo soma-se aos outros 10.800 policiais militares do Estado, que formam uma grande família”, acrescentou. O comandante apresentou um breve perfil dos aprovados, ressaltando que todos têm curso superior completo, com destaques para as áreas de direito, administração e educação física; e idade média de 26 anos. São 940 homens e 60 mulheres. Dos 1.000 aprovados, 71% são catarinenses. Entre os soldados de outras regiões, estão principalmente vindos do Paraná e do Rio Grande do Sul.

Agora, os aprovados serão encaminhados para suas bases e o curso de formação inicia no dia 7 de outubro. Serão oito meses onde eles receberão aulas de temas como Direitos Humanos, Técnica de Policiamento Ostensivo, Sociologia, Defesa Pessoal e Direito Penal. A conclusão do curso está prevista para maio de 2014, quando os novos policiais estarão aptos para a atividade de policiamento. Após o curso, o soldado deverá permanecer por um período mínimo de cinco anos na atividade operacional, desempenhando atividades externas, como em ações para preservação da ordem pública, e trabalhos administrativos.
O governador Raimundo Colombo lembrou que os novos soldados atenderão diferentes regiões do Estado e destacou a importância do policial militar na sociedade. “A contratação destes novos profissionais significa mais proteção e mais segurança para todos os catarinenses, atendendo uma demanda da população. No trabalho do dia a dia, esses policiais vão confirmar a função de proteger a vida das pessoas. E quem se coloca a frente do conflito para defender os outros abraça uma das mais nobres das missões”, discursou o governador. Colombo lembrou, ainda que em paralelo ao reforço do efetivo, o Governo do Estado está investindo fortemente em equipamentos e tecnologia para os órgãos de segurança.

O secretário César Augusto Grubba afirmou que desde o início do governo Colombo foram contratados 4,3 mil novos agentes para as diferentes corporações ligadas à segurança pública catarinense. Ele citou, ainda, o programa Pacto pela Segurança que vai garantir R$ 265 milhões em investimentos no setor. Entre exemplos das ações, Grubba apontou a entrega de 614 novas viaturas em 2012 e outras 1.640 até o início de 2014; e os investimentos na ampliação do sistema de videomonitoramento por câmeras de segurança nas cidades catarinenses por meio de parcerias com as prefeituras (hoje são 54 cidades do Estado atendidas e com o Pacto pela Segurança a meta é de que 60% dos municípios catarinenses tenham o sistema até 2014).

Ministro
Em sua aula inaugural, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, destacou as responsabilidades que os novos policiais assumem como servidores públicos. “Um dos grandes desafios que um policial tem é cumprir com rigor a sua função e buscar um equilíbrio entre seus limites e seus poderes. Nem sempre é fácil exercer o poder dentro dos limites que o direito nos coloca. Mas esse é o principal desafio de um homem público em um estado de direito e é nos momentos mais difíceis que se mostra essa habilidade”, afirmou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário