quarta-feira, 11 de setembro de 2013

SC ganhará dois scanners veiculares doados pelo Ministério da Justiça

Florianópolis (11.09.2013) – Santa Catarina ganhará dois veículos scanners capazes de fazer um raio-x dos veículos parados ou em movimento. O equipamento - que já foi usado em Santa Catarina pela Polícia Rodoviária Federal,, no início deste ano, quando da onda de ataques criminosos - permite descobrir drogas, armas e explosivos escondidos em carros e caminhões.

O anúncio oficial foi feito nesta terça-feira, 10, após encontro da Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, com os 11 secretários de segurança dos estados fronteiriços – Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Em Santa Catarina, explica o secretário César Augusto Grubba, da Segurança Pública, os scanners ficarão baseados na região Oeste, onde estão localizados os municípios fronteiriços com a Argentina. Mas isso não, impede, explica o secretário, que os equipamentos sejam transportados para outras áreas quando houver necessidade.
A expectativa é de que os scanners sejam entregues em janeiro de 2014. Uma licitação internacional está em curso para que, até o fim do ano, cada um dos Estados na fronteira ganhem dois desses equipamentos e os demais um. O custo unitário de cada scanner é de US$ 1,7 milhão, e sua manutenção o valor médio estimado é de R$ 200 mil por ano, segundo a Secretaria Nacional de Segurança Pública, responsável pela aquisição dos equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário