sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Aniversário: Corpo de Bombeiros Militar comemora 87 anos

Florianópolis (27.09.2013) - Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 26, no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), em Florianópolis, a solenidade de formatura alusiva ao aniversário de 87 anos de criação do Corpo de Bombeiros Militar. Na mesma cerimônia foram realizados atos de formatura do Curso de Formação de Cabos e Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, além da entrega de medalhas.
Inaugurado em 26 de setembro de 1926, a Seção de Bombeiros da Força Pública, hoje Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina - CBMSC, passou por diversas mudanças desde esta época. Uma das mais significativas se deu há 10 anos, quando a corporação emancipou-se da Polícia Militar. Hoje está presente diretamente em 123 municípios (mais os municípios vizinhos), com um efetivo médio de 2.700 servidores ativos. São homens e mulheres que atuam em todas as áreas operacionais e administrativas para cumprir a missão constitucional de salvar vidas e prevenir sinistros. Além destes, os Bombeiros Comunitários, colaboradores e apoiadores civis compõem a corporação.


O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, neste ato também paraninfo da turma do Curso de Formação de Cabos, reconheceu o avanço do Corpo de Bombeiros Militar com o passar do tempo. “É para dinamizar e modernizar o atendimento em segurança pública que o Governo do Estado continua reforçando os investimentos, e os 11 milhões do Pacto Por Santa Catarina destinados aos bombeiros dará força para estas melhorias. As viaturas hoje expostas neste pátio simbolizam as que serão entregues”, complementou. Ele cumprimentou o secretário de Estado de Turismo Cultura e Esporte, Beto Martins, pelo empenho na implementação do projeto Salvatur, fruto de convênio para investimentos na segurança das orlas catarinenses.
Em seu discurso, o Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Marcos de Oliveira, enfatizou que apesar de hoje ser uma data comemorativa, o trabalho dos bombeiros militares é constante: “Vivenciamos nestes últimos dias mais um período de fortes chuvas que castigaram a população catarinense. Associado a outros eventos adversos, foram registrados estragos de em pelo menos 70 municípios, o que nos fez relembrar recentes episódios semelhantes de desastres naturais extremos. Um incêndio de grandes proporções também está em andamento, e os esforços estão concentrados também na resolução deste problema. Nos próximos dias, seguiremos auxiliando os atingidos por meio das ações de ajuda humanitária e reabilitação de cenários afetados pela chuva”, explicou.


Também participaram da cerimônia o Comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina, Capitão de Fragata Alessandre Fontes Sampaio, o secretário Adjunto da Segurança Pública, Coronel PM Fernando Rodrigues de Menezes, o Deputado Estadual Sargento Amaury Soares, Bombeiros e Policiais Militares, Bombeiros Comunitários, familiares e amigos. A banda de música do 63° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro abrilhantou a solenidade.


Medalhas – Entre os agraciados está o Sargento BM João Lourenço da Silva Machado, primeiro colocado no curso de Aperfeiçoamento de Sargentos. A honraria foi entregue pelo secretário-Adjunto da SSP Coronel PM Fernando Rodrigues de Menezes, acompanhado da madrinha do formado, Cinthia Angelli. O Sargento João Lourenço trabalha na Diretoria Planejamento e Avaliação da SSP -  DIPA.


Também foram agraciados autoridades e personalidades que contribuíram para a história do Corpo de Bombeiros Militar. Os homenageados receberam medalhas Coronel Carlos Hugo Stockler de Souza (contribuição ao serviço de salvamento aquático), medalha comemorativa aos 25 anos do Serviço de Atendimento Pré Hospitalar, medalhas de Mérito (bronze, prata e ouro) e medalhas de Mérito por Tempo de Serviço (bronze, prata e ouro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário