A cerimônia que marcou o início da operação de retirada das sucatas aconteceu no pátio do Complexo Administrativo da Segurança Pública, em São José. A previsão é de recolher, em 90 dias, cerca de 15 mil veículos – o equivalente a 10 mil toneladas de ferro – e de arrecadar cerca de R$ 1,7 milhão com a venda de todo o material ferroso.
Toda a operação de retirada é feita pela empresa Gerdau Aços Longos, vencedora da licitação. Em 90 dias a empresa terá de recolher, descontaminar, desmontar e triturar cerca de 15 mil veículos. Para tanto instalou uma estação coletora de fluídos veiculares, usado para a descontaminação, e equipamento de prensagem. O trabalho dura menos de 10 minutos e é feito seguindo todas as normas de segurança.. O material ferroso será usado na produção de vergalhões e pregos e os vidros e borrachas para fins específicos.
Para o secretário da Segurança Pública, promotor de Justiça César Augusto Grubba, a coleta deste material representa “a materialização de uma solução desejada para a destinação destes veículos”. Grubba lembrou que, desde fevereiro, a comissão permanente de gerenciamento do complexo administrativo trabalha para acelerar o processo de retirada de sucatas e esvaziar os pátios. ”O acúmulo desses automóveis vinha ocasionando a perda de espaço nos depósitos, inviabilizando as atividades de remoção e ocasionando ônus ao Estado além de sérios prejuízos ambientais e de saúde pública”.
Grubba aproveitou para agradecer o o apoio do Poder Judiciário, Ministério Público e Ciasc na busca por soluções dos problemas e entre as ações positivas destacou a criação de 12 comissões regionais de leilão – antes era apenas uma – e a contratação de 28 servidores do corpo de inativos da SSP que trabalham na organização dos pátios.
Participaram da cerimônia o Procurador Geral de Justiça, Lio Marcos Marin; o desembargador Solon D'Eça Neves, Corregedor Geral de Justiça; secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Renato Hinning; prefeito de São José, Djalma Berger; Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Nazareno Marcineiro; Delegado Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D'Ávila diretores do Grupo Gerdau .
Foto: Maira Monteiro/SSP |
Foto: Maira Monteiro/SSP |
Foto: Maira Monteiro/SSP |
Foto: Maira Monteiro/SSP |
Nenhum comentário:
Postar um comentário