terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Operação Veraneio contará com 9,2 mil profissionais e infraestrutura para segurança na temporada 2011/2012


Florianópolis (13/12/2011) - Mais de nove mil profissionais, 1,5 mil viaturas, 300 motocicletas, quadriciclos, quatro helicópteros e 88 embarcações integrarão a Operação Veraneio 2011/2012 lançada, nesta terça-feira (13), pelo Governo de Santa Catarina. A operação ganha destaque neste ano, com a integração das secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), e investimento de R$ 30 milhões para garantir a segurança não só dos turistas que visitarem o Estado durante a temporada, mas de toda a população catarinense.
A Operação Veraneio 2011/2012 vai atender a 43 municípios, sendo 26 em zonas balneárias e 17 estâncias hidrominerais, e se estenderá até 5 de março de 2012. Além disso será montado uma abse móvel no portal de entrada do estado em Dionísio Cerqueira.  O governador Raimundo Colombo destaca que o programa não é do Governo de Santa Catarina, mas que pertence a toda sociedade que mora ou frequenta o Estado. “A cada ano a Operação Veraneio se amplia e se torna mais importante. O fato de Santa Catarina ser o melhor destino turístico do Brasil também é mérito da Segurança Pública”, destaca.
As polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, o Instituto Geral de Perícias (IGP), a Defesa Civil, a Polícia Federal e a Marinha do Brasil participarão da Operação Veraneio 2011/2012.O governo investe R$ 30 milhões na execução da Operação Veraneio. Neste recursos estão incluídos as despesas com etapas de alimentação e diárias de deslocamento de pessoal al´pem da contratação de tecnologia necessária para dinamizar o trabalho dos profissionais da Segurança Pública. 
Outra novidade para esta temporada é a aquisição de  270 terminais com sistema de consulta on-line a serem instalados nas viaturas. “O policial receberá as informações sobre carros e suspeitos na hora, por meio de um tablet. Teremos uma grande agilidade na hora do atendimento”, garante o secretário de Segurança Pública, Cesar Grubba. O Governo do Estado também adquiriu cem câmeras de videomonitoramento para serem instalados nos principais locais de movimentação.
Também foram adquiridos, através do projeto Forçatur, 14 Vans que serão utilizadas  como bases móveis de segurança. Estas viaturas ficarão baseadas em pontos de grande concentração de público e servirão para atendimento especial aos turistas e moradores.
Tratamento aos estrangeiros
Santa Catarina deve receber 5,5 milhões de turistas durante toda a temporada de verão, o que deve impactar positiva e economicamente na vida de 600 mil catarinenses. O secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Junior, afirma que “Santa Catarina fez o dever de casa” ao priorizar a contratação de novas tecnologias e de infraestrutura para o atendimento aos turistas e catarinenses. O turismo corresponde a 12,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

Dos 5,5 milhões de turistas que vem à Santa Catarina, uma grande parcela são de língua espanhola. Desde 2008, a Polícia Civil promove o ensino de espanhol aos policiais da corporação. Já foram formados 120 policiais, em seis turmas, e a expectativa para 2012 é de que sejam formadas mais quatro turmas, chegando a 200 policiais com fluência em Espanhol. O policial civil e professor Julio Manuel Urqueta Gómez conta que o ensino tem impacto diretamente no serviço aos turistas. “Em Balneário Camboriú, por exemplo, temos um posto que atende 24 horas por dia e ajuda o turista quando é necessário”, conta.
A estrutura da Delegacia do Turista, no Terminal Rodoviário Rita Maria, também será reforçada durante toda a temporada. Agentes civis com fluência em inglês e espanhol farão o atendimento dos turistas estrangeiros que necessitem de informações nas principais delegacias do Estado. As equipes do Serviço Aéreo Policial (Saer) também estarão à disposição para atendimento de ocorrências policiais e apoio às demais instituições que integram a Operação Veraneio.
Confira abaixo o discurso do secretário César Grubba

Foto: Maira Monteiro/SSP

Foto: Maira Monteiro/SSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário