terça-feira, 6 de dezembro de 2011

SSP articula Força Tarefa Mar para fiscalizar movimento de lanchas e jet sky



Florianópolis (06/12/2011) - A Secretaria da Segurança Pública (SSP) promoveu, na tarde de hoje (6), reunião de trabalho integrada com a Polícia Federal, Marinha do Brasil e Polícia Militar Ambiental com o objetivo de organizar uma Força Tarefa Mar para atuar na fiscalização das praias e balneários catarinenses. A ideia é coibir os abusos que vêm sendo registrados em alguns pontos do litoral já neste início de dezembro. A iniciativa também pretende verificar documentação da embarcação e do seu condutor. Há relatos de condutores embriagados pilotando lanchas e fazendo manobras radicais com jet-sky.

Para o Tenente Coronel PM Ricardo Ribeiro Freitas, da Diretoria de Integração da SSP e um dos articuladores do encontro, além da atuação conjunta entre as Instituições, o objetivo da Força Tarefa Mar é garantir uma navegação segura de lanchas e outras embarcações prevenindo, desta forma, o registro de acidentes como já ocorreu em outras temporadas. “Nem bem começou o verão e já temos notícias de abusos praticados em algumas praias. Por isso a importância de uma ação conjunta e articulada com a Marinha, Polícia Federal e Polícia Militar Ambiental, explica o oficial.

A reunião definiu também um calendário de ações a ser deflagrado ainda neste mês. Praias e pontos de grande concentração de lanchas e jet sky serão patrulhadas pela Força Tarefa Mar. Os policiais irão verificar a documentação, equipamentos de segurança e náuticos e fazer o teste de bafômetro. Quem for flagrado será autuado pela Capitania dos Portos e conduzido a uma Delegacia de Polícia.

Marinha irá disponibilizar helicóptero para SC – Durante a reunião o Capitão de Mar e Guerra Cláudio Lisboa, da Capitania dos Portos de Santa Catarina, confirmou que a Marinha está enviando para Santa Catarina um helicóptero que ficará baseado na Capital. Outra novidade é que uma embarcação ficará fixa na Lagoa da Conceição para atendimento às ocorrências.

Sobre a Força Tarefa Mar, o oficial garantiu apoio às ações e revelou que, inspetores navais, responsáveis pelo trabalho de fiscalização, já relataram abusos em praias da Grande Florianópolis. “A Marinha do Brasil trabalha com o foco de evitar acidentes náuticos e garantir uma navegação segura, por isso a importância desta ação integrada”, disse o comandante Lisboa.

Participaram da reunião o Superintendente da Polícia Federal em Santa Catarina, delegado Ademar Stocker; o Capitão de Fragata Joares Pereira de Mello, da Capitania dos Portos; Comandante da Polícia Militar Ambiental, Coronel PM Rogério Rodrigues, e diretores da área de Integração da SSP, delegado César Amorim Krieger e Tenente Coronel PM Ricardo Ribeiro Freitas.

Fpolis, 06/12/2011
AI/SSP Assessoria de Imprensa/SSP

Força Tarefa do Mar    - Foto: Bruna Andrett/SSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário