sexta-feira, 1 de julho de 2016

Comissão de Leilão realiza prensagem do primeiro lote de veículos judiciais em Joinville

Florianópolis (1º.07.2016) - A parceria entre a Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC, por intermédio do Delegado Adalberto Safanelli; o Delegado da Regional de Polícia de Joinville/SC, Laurito Akira Sato; os Juízes de Direito da comarca, Maurício Cavallazzi Povoas e Roberto Lepper, além dos proprietários do pátio, começa a gerar bons frutos. Cerca de 470 veículos com restrições judiciais considerados inservíveis, que ocupavam dois pátios: um licitado e um espaço público denominado “Pátio Legal”, serão prensados a partir do dia 11 de julho, gerando aproximadamente 350 toneladas após a compactação.

Depois de efetuados todos os trabalhos de identificação e seleção dos veículos, que contou com o apoio de um representante do Instituto Geral de Perícias, iniciou-se na quarta-feira, 8 de junho, o processo de descontaminação dos veículos, que consiste na retirada do combustível, óleo do motor, extintor de incêndio e bateria de cada item, individualmente. Por fim, toda a ação se concretiza com a compactação/amassamento, que é realizado por uma empresa licitada, através de contrato de prestação de serviços firmado com a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

A maioria dos veículos estava nos pátios há mais de dez anos, muitos totalmente corroídos e destruídos pela ação do tempo, tão desgastados que o simples fato de transportá-lospara a retirada do combustível, dentre outros, faz com que se despedacem. Outros estavam cobertos de folhagens e raízes.

“Com essa medida contribuímos para o combate de possíveis focos de mosquito; de proliferação de doenças; preservação do solo de contaminação com produtos derivado do petróleo; bem como propiciamos o esvaziamento dos pátios e a consequente abertura de vagas para veículos que se encontram estacionados em áreas públicas por falta de espaço nos depósitos, trazendo benefícios para toda a sociedade”, concluiu Safanelli.

Segundo o Delegado Regional de Joinville, Akira Sato, essa ação é excepcional e essencial para solucionar um problema antigo, a superlotação dos pátios e arredores das delegacias, além de contribuir para a preservação da questão ambiental, de saúde pública e vigilância sanitária.

Em visita ao “Pátio Legal”, o Juiz de Direito e Diretor do Fórum de Joinville, Maurício Povoas ficou impressionado com o número de carros e motos existentes no local. Disse que esses veículos até determinado momento servem como prova para os processos, mas depois podem ser liberados para que seja dada uma destinação a eles. “Essa é uma iniciativa sensacional da Comissão de Leilão. É triste ver os carros chegarem a essas condições. O problema tem que ser resolvido o mais breve possível em todas as comarcas do estado”, frisou o juiz.


A execução do projeto é possível através do Plano de Trabalho de Cooperação firmado entre Poder Judiciário, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Ministério Público do Estado de Santa Catarina, executado pela Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário