terça-feira, 12 de julho de 2016

CEL realiza prensagem do primeiro lote de veículos judiciais em Joinville

Florianópolis (12.07.2016) - Começa nesta quinta-feira, 14 de julho, em Joinville, a prensagem/amassamento de 470 veículos com restrições judiciais, considerados inservíveis, que ocupavam dois pátios: um licitado e um espaço público denominado “Pátio Legal”. Após a compactação serão geradas aproximadamente 350 toneladas. O projeto executado pela Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC, com a parceria do Poder Judiciário e Ministério Público, tem o objetivo de dar uma destinação apropriada a veículos que estão nos depósitos há anos, causando problemas de saúde pública e contaminação do solo, dentre outros fatores sociais e econômicos.

Essa é a fase final de um trabalho que iniciou há três meses com a provocação do Poder Judiciário, por intermédio do Delegado Regional de Joinville. Passados os trâmites burocráticos, dia 8 de junho começou a parte prática, o processo de descontaminação dos veículos, que consiste na retirada do combustível, óleo do motor, extintor de incêndio e bateria de cada item, individualmente. Por fim, toda a ação se concretiza com a compactação, que érealizada por uma empresa licitada, através de contrato de prestação de serviços firmado com a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

A maioria dos veículos estava nos pátios há mais de dez anos, muitos totalmente corroídos e destruídos pela ação do tempo, tão desgastados que o simples fato de transportá-lospara a retirada do combustível, dentre outros, faz com que se despedacem. Outros estavam cobertos de folhagens e raízes.

“Com essa medida contribuímos para o combate de possíveis focos de mosquito, de proliferação de doenças, preservação do solo de contaminação com produtos derivado do petróleo, bem como propiciamos o esvaziamento dos pátios e a consequente abertura de vagas para veículos que se encontram estacionados em áreas públicas por falta de espaço nos depósitos, trazendo benefícios para toda a sociedade”, frisou o Delegado Adalberto Safanelli, membro da Comissão de Leilão e responsável pela execução do projeto.

Para o Delegado Regional de Joinville, Akira Sato, essa ação é excepcional e essencial para solucionar um problema antigo, a superlotação dos pátios e arredores das delegacias, além de contribuir para a preservação da questão ambiental, de saúde pública e vigilância sanitária.

Em visita ao “Pátio Legal”, o Juiz de Direito e Diretor do Fórum de Joinville, Maurício Povoas ficou impressionado com o número de carros e motos existentes no local. Disse que esses veículos, até determinado momento, servem como prova para os processos, mas depois podem ser liberados para que seja dada uma destinação a eles. “Essa é uma iniciativa sensacional da Comissão de Leilão. É triste ver os carros chegarem a essas condições. O problema tem que ser resolvido o mais breve possível em todas as comarcas do Estado”, ressaltou o juiz.


A execução do projeto é possível através do Plano de Trabalho de Cooperação firmado entre Poder Judiciário, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Ministério Público do Estado de Santa Catarina, executado pela Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário