quinta-feira, 3 de novembro de 2011

SSP apresenta planejamento da Operação Veraneio 2011/2012 ao Corpo Consular de Santa Catarina

Florianópolis (03/11//2011) - O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública, realizou na tarde de hoje (3) reunião com os cônsules dos países do Mercosul mais Itália, França e Portugal com o propósito de detalhar as principais ações preparatórias da SSP para a próxima Operação Veraneio, que inicia em dezembro. O encontro, organizado pela Diretoria de Integração da SSP, também contou com a participação do secretário César Souza Júnior, de Turismo, Cultura e Esporte, presidente da Santur, Valdir Walendowsky, e embaixador Abelardo Arantes, representante do Itamaraty.

O secretário-adjunto da Segurança Pública, Coronel PM Fernando Rodrigues de Menezes, representando o secretário César Augusto Grubba, abriu o encontro e enumerou a série de ações que vem sendo executadas para garantir a segurança do cidadão catarinense e dos turistas que nos visitam durante a temporada. Destacou, por exemplo, a aquisição de viaturas e equipamentos de segurança para os policiais, além da reposição de efetivo com a inclusão de 444 novos militares, autorização para nomeação de 420 policiais civis mais peritos e técnicos do Instituto Geral de Perícias, o IGP.

O secretário-Adjunto também elogiou as parcerias com a secretaria de Cultura, Esporte e Turismo através dos programas ForçaTur e Salvatur, que prevêem repasses no valor global de 17,5 milhões, através do Funturismo, destinados à Segurança Pública. Os recursos são aplicados na compra de equipamentos de segurança, sistemas de videomonitoramento, captura de imagens, placa de veículos e de pessoas desaparecidas, além da construção de postos para salva-vidas ecológicos nos balneários catarinenses. Os projetos garantem ainda na ajuda de custo para 1,2 mil guarda vidas civis contratados pelas SSP. “Pela primeira fez o Estado, através das áreas de Turismo e Segurança Pública, investe num programa que permitirá trabalhar a prevenção e melhorar os índices de resolução de crimes”, disse o Coronel PM Fernando.

Já o secretário César Souza Junior falou da importância dos dois projetos que, segundo ele, se sustentam na convicção de que “um lugar só é bom para o turista, se for bom para quem vive aqui”. César Souza Júnior também avaliou como positiva a iniciativa em se manter uma equipe operacional que atue em conjunto com a SSP, Turismo e o Corpo Consular em Santa Catarina. E lembrou que o Turismo representa, hoje, 12,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, além da abertura de novas frentes de trabalho gerados pelo setor.

Durante a reunião os representantes da Polícia Militar, Bombeiros Militar e Polícia Civil apresentaram o planejamento das suas Instituições para a Operação Veraneio 2011/2012, que começa oficialmente dia 20 de dezembro e se estende até 5 de março de 2012. “É a maior operação policial desenvolvida pelo Governo através dos órgãos de segurança e que, desta vez, conta com a parceria da secretaria de Cultura, Esporte e Turismo”, disse o Coronel PM Fernando. A SSP prevê um investimento superior de R$ 15 milhões na execução da Operação Veraneio 2011/12.

Fpolis, 03/11/2011
AI – SSP Assessoria de Imprensa/SSP

Fotos: Bruna Andrett/SSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário