terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Serviço telefônico da Polícia Civil de SC recebeu mais de 40 mil denúncias em 2015

Florianópolis (19.01.2016) - Em apenas um minuto o denunciante faz o seu relato via telefone por meio do número 181. Essa é a ferramenta do Disque Denúncia da Secretaria de Estado da Segurança Pública, com a participação da Polícia Civil de Santa Catarina. O serviço atende 24 horas por dia e garante o anonimato do denunciante. As ligações à central não são rastreadas.

Para utilizar o serviço, basta ligar para o número 181, informar a cidade, bairro, rua, nome do denunciado e o fato ocorrido. O sistema funciona de forma ininterrupta e tem a capacidade de receber até 200 denúncias por dia. “Quanto mais dados o denunciante passar, maior será a ajuda para a investigação policial”, salientou o diretor de Inteligência da Polícia Civil e coordenador do Disque 181, delegado Antonio Alexandre Kale.

Segundo informações da Polícia Civil, em Santa Catarina,  o serviço vem obtendo resultados surpreendentes desde a sua criação. Cerca de 40% das denúncias recebidas procedem, ajudando na localização de quadrilhas, apreensão de drogas e armas, e prisão de criminosos condenados e foragidos. O total de denúncias realizadas em 2015 chegou a 40.307.

Sua principal característica é o caráter sigiloso dos procedimentos, já que o denunciante não precisa se identificar. Após a denúncia, o compromisso da polícia é checar as informações sem o envolvimento da fonte, evitando assim sua exposição a qualquer tipo de risco.

"Atualmente, é uma ferramenta fundamental para a Polícia Civil e uma forma da sociedade poder colaborar com dados e informações que serão analisadas, vindo a subsidiar investigações criminais, permitindo a elucidação de crimes e prisão de criminosos. A ligação é gratuita e o denunciante não precisa se identificar, por isso não se expõe a riscos", destacou Kale.


É um serviço destinado a mobilizar a sociedade na luta contra o crime e a violência em Santa Catarina. Foi criado em outubro de 1998 para fortalecer a parceria da Polícia Civil de Santa Catarina com a sociedade, permitindo uma resposta rápida e efetiva ao combate ao crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário