segunda-feira, 20 de julho de 2015

SC participa do Fórum Nacional de Ouvidores da Segurança Pública


FNOP jpeg tratada 2
 
 
Florianópolis (20.07.2015) – O delegado de polícia Lauro Cézar Radtke Braga, Ouvidor Geral da SSP, participa no Rio de Janeiro da Reunião Extraordinária do Fórum Nacional de Ouvidores de Polícia – FNOP. O evento acontece no dia 28 de julho, na sede da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio). A reunião do Fórum Nacional acontece dentro da programação do 9º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública – FBSP, que será realizado de 28 a 31 de julho, também no Rio de Janeiro, e que terá com enfoque principal o tema “Priorizando a vida: estratégias para redução dos homicídios no país”.


Sobre o Fórum Nacional de Ouvidores da Segurança Pública
 
O Fórum Nacional de Ouvidores de Polícia (FNOP) é um colegiado criado pelo Decreto Presidencial de 03 de Maio de 2006 vinculado a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e composto pelos Ouvidores e Ouvidoras de Segurança Pública ou Defesa Social dos estados brasileiros, ou seja, aquelas ouvidorias que realizam o controle social da atividade policial.
 

O FNOP propõe medidas para aperfeiçoar o trabalho de operadores de segurança pública e defesa social - como os policiais federais, civis, militares, polícia técnico-científica e bombeiros militares - no que diz respeito à promoção e a proteção dos direitos humanos.

 
Para tanto, o FNOP desenvolve instrumentos de fiscalização e o acompanhamento de denúncias sobre a prática de atos ilegais ou arbitrários por operadores de segurança pública ou defesa social; trabalha em favor da autonomia e da independência das ouvidorias de polícia em cada estado; e busca estimular a criação de Ouvidorias de Segurança Pública ou Defesa Social, nos estados onde ainda não existem.

 
fbsp tratada 16

 

Priorizando a vida: estratégias para redução dos homicídios no país

 
Nos encontros anuais do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, fica cada vez mais evidente a relevância de um espaço de caráter nacional para a ampliação do diálogo entre os diversos setores da sociedade que se dedicam à melhoria da segurança pública no país.
 

Nesta nona edição do encontro, terá como enfoque o tema “Priorizando a vida: estratégias para redução dos homicídios no país”. O evento contará com mesas sobre processamento e investigação dos casos no sistema de justiça, políticas de redução, homicídio de minorias vulneráveis, políticas sobre droga e violência letal, entre outros. O destaque da programação fica por conta da conferência internacional sobre vitimização de policiais, que contará com a presença de Andres F. Rengifo, professor da Rutgers School of Criminal Justice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário