terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Cartilha orienta lojistas e clientes a prevenir crimes de furto e roubo no comércio



Florianópolis (02.12.2014) - Será lançada nesta terça-feira (2), na capital, a cartilha Segurança no Comércio, com dicas aos lojistas sobre como prevenir o crime por meio de um ambiente seguro. O evento acontecerá às 19h30, no auditório da CDL de Florianópolis, e contará com a presença do Secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba. O manual foi desenvolvido a partir de um questionário aplicado na região central para detectar a sensação de segurança da população.


- O item mais citado foi a situação dos moradores de rua e trabalhamos durante um ano e meio com o tema. O segundo e o terceiro quesitos foram furto e roubo do comércio e por isso desenvolvemos este documento que traz importantes dicas sobre como tornar o ambiente de trabalho mais seguro, explica Ricardo Campos, diretor de desenvolvimento da CDL de Florianópolis e presidente do Conseg Centro.


São 20 páginas com dicas ilustradas e um checklist para que o comerciante, após fazer a leitura, possa avaliar a segurança do seu estabelecimento. O documento ajudará a estabelecer o diagnóstico, com sugestões de pontos que deverão ser melhorados ou reforçados. Para facilitar, as orientações foram divididas em ambientes externo e interno da loja como vigilância, ambiente, controle de acesso e vizinhança solidária.


O secretário César Augusto Grubba, explica que grande parte dos crimes que assolam o comércio são situações que poderiam ser evitadas. “Muitas vezes, trata-se da adoção de um comportamento diferenciado, mais consciente sobre os direitos e deveres enquanto cidadãos, como estabelecer a vigilância solidária, em que os comerciantes se ajudam mutuamente, na proteção de seus ambientes de trabalho”.


- Infelizmente o comércio em geral é acometido por arrombamentos, assaltos relâmpagos ou à mão armada. Isso causa uma grande preocupação aos lojistas, conforme ficou evidente no resultado da pesquisa realizada pelo Conseg. Portanto, a cartilha Segurança no Comércio será de grande valia para que os estabelecimentos não fiquem tão à mercê dos assaltantes e dos usuários de drogas, comenta Sara Camargo, presidente da CDL de Florianópolis.


Serão distribuídas 20 mil cópias na ilha e no continente, com início no litoral, por ter um maior número de pessoas nesta época do ano. Cerca de 180 mil exemplares serão enviados para todo o Estado via Consegs e Diretoria de Segurança Cidadã. O projeto é uma realização do Conseg do Centro de Florianópolis, da Polícia Comunitária, da Polícia Civil, da Polícia Militar, Guarda Municipal, com subsídio da Secretaria de Segurança Pública e apoio da CDL da capital.


Palestra sobre prevenção


Além do lançamento da cartilha, no evento desta terça também haverá uma palestra sobre Segurança Preventiva do Comércio com o capitão Thiago Augusto Vieira, comandante da 1ª. Companhia do 4º. BPM, com dicas para os comerciantes e transeuntes visando a integridade de todos, principalmente nesta época de festa, quando as pessoas estão mais distraídas e se tornam vítimas em potencial.


- Ao escolher uma vítima ou um alvo, o criminoso geralmente leva em consideração o esforço que terá que fazer para praticar o crime, o risco de ser identificado ou preso e a recompensa que possivelmente seria obtida. Desta forma, se conseguirmos aumentar a percepção de que o esforço ou o risco não valerão a pena, diminuiremos as chances de o crime acontecer ou de se repetir, orienta Ricardo Campos.


A cartilha Segurança no Comércio também estará disponível para download pelo site da CDL de Florianópolis (http://www.cdlflorianopolis.com.br), na Fanpage do Conseg Centro (http://www.facebook.com/consegcentrofpolis) ou pelo site da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (http://www.ssp.sc.gov.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário