terça-feira, 23 de setembro de 2014

Jaraguá do Sul recebe Base Móvel para Policiamento Comunitário



Florianópolis (23.09.2014) - Aproximar a Polícia Militar da população. Em Jaraguá do Sul, será possível cumprir essa missão com o mais novo equipamento que acaba de chegar ao 14º Batalhão da Polícia Militar: um veículo que serve de Base Móvel do Policiamento Comunitário. O governador em exercício, Nelson Schaefer Martins, acompanhado do secreta´rio da Segurança Pública, César Augusto Grubbam  fez a entrega na tarde desta segunda-feira, 22, na sede do comando da PM. Além da Van adaptada, o batalhão recebeu outras três viaturas de porte médio que vão atuar no patrulhamento integrado com a base móvel. O investimento total conta com recursos do governo do Estado, por meio do Fundo da Secretaria de Segurança Pública, da ordem de R$ 300 mil.   “Em bases fixas muitas vezes a polícia não consegue o tempo hábil para estar no lugar onde os problemas acontecem. Com a base móvel os policiais vão estar presentes onde seja necessário e com muito mais rapidez”, disse o governador em exercício.



O comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar de Jaraguá do Sul, coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, destaca que com a base móvel o trabalho ganha agilidade. “Hoje em dia, com a facilidade trazida pelos aplicativos de comunicação, as pessoas são facilmente avisadas da existência de barreiras policiais e conseguem driblar a fiscalização. Com a base móvel os policiais também ganhamtempo para realizar esse tipo de ação”, exemplifica.
Ainda segundo o comandante, mobilidade não é a única vantagem de uma base móvel. “É possível, por exemplo, ir até um bairro da cidade, levar o nosso trabalho pra perto da população e atender o cidadão que precisa de orientação ou tirar uma dúvida”, acrescenta.

 
A base também facilita e reforça ações de caráter educativo, voltadas, especialmente, ao trânsito. De acordo com dados da PM, na sede do batalhão, desde o começo do ano até agora, já foram registradas cerca de nove mil ocorrências relacionadas a infrações de trânsito como, usar o celular ao dirigir, veículos com documentação irregular ou conduzir o carro sem a carteira de motorista.
A base móvel é equipada com mesa e computadores interligados aos principais sistemas de consulta de informações, como os do Detran, por exemplo. Por dispor dessa tecnologia e da facilidade de locomoção, o veículo é ideal para atuar também em grandes eventos e situações que exigem o reforço da segurança. Cinco policiais atuam na guarnição.


Para o comandante geral da Polícia Militar, coronel Valdemir Cabral, é fundamental investir na qualificação profissional e também na aquisição de equipamentos para uma função que exige cada vez mais preparo humano e modernização das ferramentas de trabalho. “A criminalidade não pode ser mais ostensiva que a polícia. A base móvel reforça o nosso compromisso de fazer segurança com o policial nas ruas, protegendo o patrimônio público e cuidando do cidadão”,ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário