terça-feira, 23 de setembro de 2014

Corpo de Bombeiros Militar comemora 88 anos com programação especial no Estado



Florianópolis (23.09.2014) - O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) comemora nesta sexta-feira, 26 de setembro, 88 anos de serviços prestados à sociedade catarinense. Para celebrar a data de criação da Seção de Bombeiros da antiga Força Pública, considerada o embrião da corporação, um cronograma de atividades foi criado integrando quartéis de todo o Estado durante a semana.
As atividades começaram já na segunda-feira, 22, com a abertura dos quartéis Bombeiro Militar espalhados pelo Estado à visitação pública e uma série de eventos comemorativos com atividades ao público e exposições de viaturas, materiais e equipamentos em diferentes municípios.

Os principais atos solenes estão previstos para a Capital, onde ocorrem as cerimônias militares alusivas ao 88º aniversário e a entrega de homenagens, novas viaturas e equipamentos, inauguração de melhorias de infraestrutura, formatura de nova turma de Cabos Bombeiro Militar e a entrega dos “espadins” a cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO).

Breve histórico

A instituição que hoje possui unidades em 123 municípios catarinenses e é referência no país na prestação de serviços de Bombeiro originou-se da extinta Força Pública, quando em 26 de setembro de 1926 foi inaugurada em Florianópolis a Seção de Bombeiros da corporação.
O início dos trabalhos deu-se em um quartel improvisado na Rua Tenente Silveira, dez dias após a sanção, pelo governador Hercílio Luz, da Lei Estadual 1.288, que criava o serviço de bombeiros formado por integrantes da Força Pública. As primeiras instalações da corporação funcionavam nos fundos do prédio da Inspetoria de Saneamento.

Ao todo, 27 Praças formavam o efetivo de bombeiros sob o comando do 2º Tenente Waldomiro Ferraz de Jesus – considerado o primeiro Comandante-Geral do CBMSC – na época. Os serviços só foram acionados, pela vez primeira, nove dias após o início das atividades, quando os primeiros bombeiros extinguiram o fogo numa chaminé residencial vizinha ao quartel.

Décadas se passaram e a Corporação naturalmente ampliou o rol de atividades que oferece à população, entregando muito mais do que a precursora ação de combate e extinção de incêndios. Atualmente, a atuação do CBMSC é paradoxalmente especializada e plural, oferecendo os serviços de combate a incêndios urbanos e florestais, no socorro pré-hospitalar, no resgate veicular, no salvamento aquático e em altura, entre outras atividades, destacando-se aí a diversidade de atividades técnicas preventivas (análise de projetos e vistorias) e a força-tarefa para atuação em situção de desastres.




Corpo de Bombeiros Militar hoje:

Número de Bombeiros Militares: 2.854
Número de OBMs: 123
Número de Batalhões Bombeiro Militar (áreas administrativas): 13


Nenhum comentário:

Postar um comentário