quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Inaugurada a Central Regional de Emergências em Herval d’Oeste



Florianópolis (17.09.2014) - O governador de Santa Catarina em exercício, desembargador Nelson Juliano Schaefer Martins, o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), César Augusto Grubba, e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Valdemir Cabral, inauguraram, nesta terça-feira, 16, na sede do 26º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Herval d’Oeste, a Central Regional de Emergências (CRE-190). “Não é apenas uma obra física. Representa mais segurança e bem-estar e permite maior agilidade na prestação do serviços à comunidade”, destacou o governador em exercício. 

A partir de agora, a região Meio-Oeste também passa a contar com uma moderna estrutura física e tecnológica para a prestação dos serviços de emergência. A central de Herval d’Oeste foi viabilizada em prédio próprio, junto ao 26º BPM. O investimento na adequação do local, equipamentos e serviços de instalação foi de R$ 854 mil, por meio do Fundo de melhoria da SSP. “É uma obra em benefício da sociedade catarinense, fundamental para uma resposta mais rápida no combate à criminalidade”, enfatizou o secretário César Grubba.

A CRE de Herval d’Oeste é a 11ª instalada no Estado. Florianópolis, Criciúma, Tubarão, Balneário Camboriú, Itajaí, Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, Lages e Chapecó já contam com a central, que visa integrar a região e os órgãos de segurança que prestam serviços de emergência, como Polícia Militar, Samu e Corpo de Bombeiros. Outro objetivo é promover melhorias no atendimento ao cidadão. “Com essa ferramenta, o Estado cumpre o compromisso de atender melhor a população”, ressaltou o coronel Valdemir Cabral, comandante geral da PMSC. 

Inicialmente, a CRE atenderá, por meio do número 190, Joaçaba, Herval d’ Oeste, Luzerna, Catanduvas, Erval Velho e Lacerdópolis. Os demais municípios da área de abrangência do 26º BPM serão integrados gradativamente, conforme o sistema de radiocomunicação for ampliado. Também serão contemplados: Água Doce, Brunópolis, Campos Novos, Capinzal, Ibicaré, Ipira, Piratuba, Jaborá, Ouro, Treze Tílias, Vargem, Vargem Bonita e Zortéa.

De acordo com o coordenador estadual das Centrais Regionais de Emergências, coronel Vânio Luiz Dalmarco, o ingresso das demais agências na CRE de Herval d’Oeste, como o Samu, depende de ajustes e testes das instalações, dos equipamentos e dos processos, que serão realizados nas próximas semanas.

Tecnologias

Dentre as tecnologias viabilizadas na nova central de Herval d’Oeste, o coronel Dalmarco destaca o georreferenciamento da frota e das ocorrências atendidas pela Polícia Militar. “A visão espacial de toda a região e dos eventos em andamento proporcionam recursos que permitem qualificar a tomada de decisão dos operadores e das guarnições em campo”, explicou.

A CRE ainda gerenciará o sistema de videomonitoramento urbano de Herval d’Oeste e Joaçaba, que compreende 22 câmeras de segurança. Atuarão na central aproximadamente 15 profissionais por turno de serviço, entre policias militares, agentes temporários e do Samu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário