terça-feira, 26 de agosto de 2014

Conselho Estadual de Entorpecentes de SC tem nova direção


Florianópolis (26.08.2014)  – Vinculado à Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), o Conselho Estadual de Entorpecentes de Santa Catarina (CONEN/SC) tem nova direção. Nesta terça-feira, 26, foi realizada a solenidade de posse do novo presidente – delegado de Polícia Federal Ildo Raimundo da Rosa – e da vice-presidente – delegada de Polícia Civil Sandra Mara Pereira – no auditório da Polícia Federal, na capital catarinense.

O Secretário de Estado da Segurança Pública, Cesar Augusto Grubba, em seu discurso, destacou que o consumo de drogas tem se mostrado um dos mais complexos e inquietantes fenômenos da atualidade que envolve a todos: Governo e sociedade. “Devemos nos pautar de modo menos reativo e mais pró-ativo, trilhando também um viés da educação e da prevenção situacional, em programas de prevenção primária para violência e criminalidade – entre elas, podem-se citar as políticas de intersetorialidade desenvolvidas no âmbito do CONEN”, disse o secretário.

 O CONEN tem a atribuição de ser o articulador de políticas públicas sobre drogas no âmbito estadual, em implemento às políticas nacionais estabelecidas pela Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD). “Ele age de forma presente e engajada no sentido de ampliar a consciência sobre contextos e efeitos sociais do problema das drogas na sociedade”, ressalta Grubba.
Durante a solenidade foram homenageados o Centro de Atenção Psicossocial AD – Ilha e a Profª.Drª Maika Arno Roeder com o Diploma de Mérito de Valorização Pela Vida – uma homenagem anual do CONEN/SC a pessoas e entidades envolvidas com a prevenção de uso de drogas. Também foi agraciado ex-conselheiro Genovencio Matos Neto, que atuou junto CONEN/SC, como conselheiro e presidente por aproximadamente 32 anos. O Diretor de Polícia da Grande Florianópolis, Delegado Juarez de Souza Medeiros, esteve presente no evento representando o Delegado Geral, Aldo Pinheiro D’Ávila.

Este órgão tem como atribuição deliberar, normatizar e executar a política estadual de prevenção, fiscalização, recuperação e repressão de entorpecentes no Estado, em consonância com os objetivos da política nacional sobre drogas.
 Articula ações com instituições, nacionais e internacionais, governamentais e não-governamentais de medidas de políticas públicas sobre drogas; promove e incentiva a realização de eventos, estudos e pesquisas; e estimula a atualização permanente de servidores das instituições envolvidas em ações sobre drogas.

O CONEN realiza, ainda, a orientação sobre tratamento e reinserção social das pessoas usuárias ou dependentes, além disso, orienta a criação, bem como inspeciona as comunidades terapêuticas do estado facilitando a sua adequação à legislação vigente. Colabora também com os poderes executivo e legislativo estadual para estabelecer dotações orçamentárias necessárias à realização das políticas públicas destinadas à prevenção, ao tratamento, à reinserção social e ao combate ao tráfico de entorpecentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário