quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Operação Veraneio 2013/2014 será lançada nesta sexta-feira, 13/12

Florianópolis (11.12.2013) – Será lançada oficialmente na manhã desta sexta-feira, dia 13/12, a Operação Veraneio 2013/2014 – OV, a maior operação policial planejada e executada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). A cerimônia acontece a partir das 10 horas, na Avenida Beira Mar Continental com a presença do governador Raimundo Colombo e autoridades.

Dentre as novidades para a próxima temporada estão à ampliação dos serviços do Corpo de Bombeiros Militar, que passará a atuar em 33 cidades, com 153 áreas protegidas e 312 locais de salvamentos, números superiores aos da OV do ano passado.

A nova estrutura só foi possível em função dos investimentos feitos pelo Governo do Estado no Corpo de Bombeiros Militar, como a formação de novos soldados bombeiros, aquisição de equipamentos de socorro, salvamento e viaturas. A Corporação recebeu ainda investimentos de aproximadamente R$ 30 milhões em recursos do programa Pacto Por Santa Catarina. Foi o maior aporte de investimentos no Corpo de Bombeiros Militar das últimas três décadas.

Também está previsto para janeiro de 2014 a entrega de 52 novas embarcações, mais 26 quadriciclos de praia para o Corpo de Bombeiros Militar e viaturas policiais adquiridas dentro do programa Pacto da Segurança.



Outra novidade é o reforço de 1.000 alunos PM que estão em curso de formação e que serão empregados ema atividades administrativas, liberando os policiais para o serviço operacional. A OV também terá um acréscimo de 12 dias no calendário geral em função de o carnaval este ano terminar em 5 de março.

A segurança pública mobilizará um efetivo de 8.452 mil agentes – são policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e servidores do Instituto Geral de Perícias. O planejamento prevê reforço policial em 26 cidades balneárias, 16 estâncias hidrominerais além do portal de entrada em Dionísio Cerqueira.



A SSP investe recursos da ordem de R$ 26 milhões, usados no pagamento de diárias para os policiais transferidos de sua base para o litoral, dos guardas vidas civis e a etapa alimentação.

A Polícia Militar mobilizará um efetivo de 4.973 policiais militares mais equipamentos de ponta como 50 embarcações, dois helicópteros, dois aviões e 1.010 viaturas além de 20 quadriciclos, 17 bases comunitárias móveis e sete veículos individuais elétricos. Ao todo serão mais de 445 quilômetros de extensão de áreas protegidas para banho e lazer.  Além de um efetivo de 480 guarda-vidas militares os Bombeiros militares terão o apoio de mais 1,2 mil guarda vidas–civis contratados para atuar durante a temporada.



A Polícia Civil irá atuar com um efetivo de 1979 policiais e destacará 120 profissionais, com fluência em inglês e espanhol, para atendimento às ocorrências envolvendo estrangeiros.

A exemplo de anos anteriores a OV 2013/2014 foi dividida em três etapas, de forma a facilitar o deslocamento do efetivo policial que irá atuar como apoio nas cidades sedes da operação. A operação inicia dia 19 de dezembro e se estende até 15 de março. No entanto, o Corpo de Bombeiros Militar já mantém equipes de reforço em todo o litoral catarinense desde outubro.

Confira abaixo como será operacionalizada a OV 2013/2014 em cada uma das instituições que compõem o sistema de Segurança Pública de Santa Catarina.

POLÍCIA MILITAR

A PM vai atuar em 26 balneários, 16 estâncias hidrominerais e montará um QG no portal de entrada de Santa Catarina, em Dionísio Cerqueira. A corporação irá utilizar um efetivo total de 4.793 policiais  em todo o litoral  utilizando ainda  mais 1,6 mil viaturas, 250 motocicletas, dois helicópteros e duas aeronaves de asa fixa mais 50 embarcações.



A PM pretende trabalhar a questão da prevenção, montando barreiras nos acessos aos principais balneários e controlando as ocorrências de perturbação de sossego e da ordem pública. Também irá intensificar as abordagens a suspeitos e, com os novos equipamentos disponíveis, garantir maior mobilidade do policial.

POLÍCIA CIVIL
A Polícia Civil estará presente em 36 cidades – 29 do Litoral e sete do interior – locais com áreas de águas termais e parques aquáticos. Segundo o Delegado Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D' Ávila serão mobilizados aproximadamente mil policiais, entre delegados, agentes e escrivães para a operação. Cerca de 400 viaturas estarão disponíveis para a OV. Há 120 profissionais, com fluência em inglês e espanhol, para atendimento às ocorrências envolvendo estrangeiros.



A Delegacia do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, que conta com um efetivo de seis policiais civis, receberá policiais fluentes nos idiomas inglês e espanhol. A Polícia Civil também reforçou a estrutura da Delegacia do Turista, no Terminal Rodoviário Rita Maria.
O reforço policial também estará nas investigações e no policiamento velado – em locais turísticos, em grandes eventos e em dias de feriado, como Natal, Reveillon e Carnaval. Na Grande Florianópolis, também receberão uma atenção especial a 7.ª, a 8.ª e 10.ª DPs da Capital, além da Central de Plantão Policial do Norte da Ilha, e das Delegacias da Pinheira e de Governador Celso Ramos – cujas atuações abrangem locais que recebem um grande número de turistas.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR
A Operação Veraneio é atualmente a maior operação anual da corporação. Na edição 2013/2014, a mobilização alcançará durante a temporada 33 cidades, totalizando a cobertura de guarda vidas civis e militares em 153 praias e balneários nas diferentes regiões de Santa Catarina.

Ao todo serão mais de 445 quilômetros de extensão de áreas protegidas para banho, com 312 locais de salvamentos (152 postos autônomos e 154 cadeirões), 153 áreas protegidas além do patrulhamento em 16 rios e corredeiras,  números superiores aos da OV do ano passado. A Corporação conta ainda com um helicóptero (Arcanjo), 112 embarcações e 30 quadriciclos, 42 viaturas de rondas, 22 do tipo bote inflável com motos, 30 motonáuticas (jet sky).




Também está previsto a entrega de 52 novas embarcações e 26 quadriciclos em janeiro de 2014
Para esta temporada foram contratados 1,2 mil guarda vidas civis, que atuarão sob a coordenação de 480 guarda vidas militares diretamente em praias e balneários catarinenses.
O Corpo de Bombeiros Militar completou 50 anos de atividades na Operação Veraneio em 2012. O secretário Grubba acredita que o planejamento das forças de Segurança Pública  garantirá o êxito da operação. “A Operação Veraneio é o maior e o mais importante trabalho de integração policial feito pela SSP”.

POLÍCIA FEDERAL

A participação da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal em Santa Catarina na Operação Verão se dará através da agilização do processo de migração dos turistas no Aeroporto Hercílio Luz, fronteira de Dionísio Cerqueira e nos navios de cruzeiros (utilizando sistema online), mediante reforço de Policiais.



Apoio à Marinha, Polícia Ambiental através da Delegacia Especial de Polícia Marítima - DEPOM, na fiscalização de embarcações e motonáuticas. E por fim aumento na repressão do tráfico de drogas, principalmente sintéticas, mediante operações de inteligência em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar.

DICAS DE PREVENÇÃO
- Água no umbigo é sinal de perigo (evite banhar-se em áreas profundas e com correnteza);
- Procure praias, balneários, represas e parques aquáticos protegidos por serviço de guarda-vidas;
- Dê atenção especial às crianças (vigilância constante);
- Identifique as crianças pequenas com pulseiras de identificação (elas são distribuídas gratuitamente nos postos de guarda vidas);
- Não entre na água após alimentar-se ou ingerir bebidas alcoólicas;
- Use sempre protetor solar;
- Evite a exposição ao sol no horário das 11h00 às 16h00;
- Quando em embarcações, use sempre coletes salva vidas;
- Lugar de crianças é sempre no raso e próxima de adultos;
- Respeite as bandeiras de sinalização localizadas nos postos de salvamento:
Bandeira vermelha significa mar perigoso = não entre na água;
Bandeira amarela significa mar ruim = muito cuidado ao entrar na água;
Bandeira verde significa mar bom = divirta-se com responsabilidade.
- Bandeiras vermelhas dispostas na faixa de areia das praias indicam locais perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário