sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Inaugurada DP especializada no atendimento ao adolescente em conflito com a lei

Florianópolis (13.12.2013) – O governador Raimundo Colombo acompanhado do secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), César Augusto Grubba e do Delegado Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Ávila, inaugurou nesta sexta-feira, 13, as obras de urbanização e adequação da nova Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei, no Bairro Agronômica, em Florianópolis. Foram investidos R$ 277 mil dos fundos de melhoria da SSP e Polícia Civil.A DP está localizada no bairro da Agronômica. (Rua Delminda da Silveira, 811) e funciona anexa a 6ª DP.

Uma das novidades é a criação de um espaço específico para juízes e promotores de Justiça que atuam na vara da infância e adolescência, além de equipes de psicólogos e assistentes sociais.
Antes do início das obras o local era usado como estacionamento de motos e carros apreendidos e chegou a receber mais de 150 veículos. Todo este material foi recolhido e colocado em leilão, o que permitiu a reurbanização do espaço.

A SSP investiu R$227.406,00, valor pago às empresas NW Empreendimentos, Construção e Incorporação Ltda e J.H.F Empreiteira de Mão de Obra Ltda, vencedoras dos processo licitatórios. Esta obra contou ainda com a parceria da Prefeitura Municipal de Florianópolis que doou as lajotas utilizadas na pavimentação da área externa. Os recursos investidos são dos fundos de melhoria da SSP e Polícia Civil.
Esta nova DP irá funcionar seguindo o conceito do NAI (Núcleo de Atendimento Integrado ao Adolescente Infrator), que hoje funciona em Minas Gerais. Seu objetivo é o de agilizar e dar maior efetividade à jurisdição penal juvenil, tanto na área da apuração da prática de atos infracionais, quanto na aplicação e execução das medidas socioeducativas. O atendimento será especial, feito por equipe interinstitucional, composta por juízes de Direito, promotores de Justiça, Defensores Públicos, Delegados de Polícia, Agentes de Polícia, Polícia Militar e funcionários da Secretaria de Assistência Social de Florianópolis.

O local terá uma equipe formada por 11 policiais civis, sendo um delegado, dois escrivães e oito agentes de polícia. “O local recebeu uma obra funcional e uma equipe especializada que atende aos requisitos básicos legais. Hoje temos cerca de 80 obras em andamento, algumas delas com previsão para inaugurar no início de 2014. Um exemplo é a reforma do 4º Batalhão da Polícia Militar e o Complexo de Segurança do Norte da Ilha, os dois na Capital”, explicou Grubba.

Somente neste ano, na Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (Dpcami) da Capital, foram registrados mais de 7.400 ocorrências policiais, sendo que destas, 2.678 se referem à prática de atos infracionais por adolescentes. Só estes números já justificam a necessidade de que as delegacias sejam bem equipadas e valorizadas. “Neste contexto, é importante que se tenha uma divisão de atribuições em face do avanço numérico e da gravidade dos conflitos com a lei praticados por adolescentes, uma modalidade infracional que tem  atentado violentamente contra o patrimônio do cidadão de bem. A resposta começa a ser dada a partir de agora, com esta nova delegacia, com uma estrutura investigativa que leve com mais eficácia os conflitantes a se avistarem com a Justiça”, disse o delegado Geral da Polícia Civil,  Aldo Pinheiro D’Ávila.

Já o desembargador Sérgio Izidoro Heil, da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ-TJ), destacou em sua fala que a instalação desta DP “revela a preocupação do Estado de Santa Catarina no atendimento digno ao adolescente infrator”.

A cerimônia contou com a presença do secretário-adjunto da SSP, Coronel PMRR Fernando Rodrigues de Menezes; Delegado Geral adjunto, Valério Alves de Brito; Desembargador Sérgio Izidoro Heil;  Juíza Brigitte Remor de Souza May, da Vara da Infância e Juventude da comarca da Capital; promotores de Justiça Thiago Carriço de Oliveira e Marcílio de Novaes Costa, autoridades e convidados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário