quinta-feira, 28 de julho de 2011

Governo investe em perícia criminal para aumentar resolução de casos no Estado


Florianópolis (28/7/2011) - O governador Raimundo Colombo, o secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba e o diretor geral do Instituto Geral de Perícias (IGP), Rodrigo Tasso, participaram nesta quinta-feira (28), em Florianópolis, da formatura de 28 novos auxiliares de medicina legal. Os novos servidores atuarão em 23 municípios de Santa Catarina.

Para Colombo, a ação é mais um investimento nos recursos humanos da segurança pública, que cada vez mais precisa de eficiência e estar bem preparada. “Parabenizo os formandos. São muitos os desafios de quem precisa lidar com a morte, dedicando-se a fazer o melhor possível para que uma família possa conhecer a causa da perda de um ente querido. Tenho certeza de que esta foi uma escolha difícil. Porém, as escolhas mais importantes da vida não são fáceis. E nem as grandes missões”, admitiu Colombo.

O secretário de Segurança Pública disse que Santa Catarina comemora a formatura dos 28 auxiliares de medicina legal, devidamente capacitados pelos instrutores da Academia de Perícias (Acape) e Academia da Polícia Civil (Acadepol), em mais de 300 horas de curso. “Comemoramos a formatura, porque sabemos que nas cidades para onde serão distribuídos há uma grande necessidade de atendimento do IGP. A qualquer hora, em qualquer lugar, um de vocês poderá ser chamado para recolher uma vitima fatal e efetuar todos os procedimentos necessários”, disse Grubba, salientando que a profissão é difícil, mas muito honrada. “Junto das missões difíceis vem a responsabilidade, que os tornará esteio e porto seguro à sociedade catarinense” afirmou.

De acordo com Grubba, a Secretaria de Segurança Pública e o IGP vêm investindo em uma estrutura cada vez mais descentralizada, distribuindo 29 núcleos de perícia por todo o Estado, na tentativa de levar os serviços do IGP a um maior número de pessoas. Grubba acrescentou que a importância dessa presença é fundamental, pois é por meio do IGP, em especial do Instituto Médico-Legal, que crimes são solucionados. “Sem a atividade de perícia, a investigação criminal não teria informações precisas sobre a causa de uma morte, origem de um projétil, a identificação de suspeitos”, explicou.

Raimundo Colombo visitou, ainda, toda a estrutura dos laboratórios do IGP. "Nós temos o que há de mais moderno em Santa Catarina. Fico impressionado ao conhecer em detalhes o trabalho efetuado", observou. O secretário de Segurança Pública informou que Santa Catarina tem 60% do índice de resolução de assassinatos. "Sabemos que é preciso avançar mais, elevar esse índice a 100%, porém, estamos trabalhando juntos para chegar a esse objetivo", finalizou.

Os novos servidores públicos irão atuar nos municípios de Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Lages, Laguna, Mafra, Porto União, São Bento do Sul, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê. 

Foto: Divulgação/SSP

Foto: Divulgação/SSP


Nenhum comentário:

Postar um comentário