segunda-feira, 18 de julho de 2011

Esclarecimento



A respeito de nota publicada na imprensa neste final de semana, (17 de julho) a Secretaria da Segurança Pública esclarece:

  • O SADE, Sistema de Atendimento e Despacho de Emergência, resulta de um convênio firmado em 2008 entre Secretaria de Segurança Pública e Ministério da Justiça/SENASP, tendo como objeto a integração dos serviços de emergência 190, 192 e 193;

  • Implementado dentro das Centrais Regionais de Emergência do Estado, o SADE propiciará o gerenciamento integrado das ocorrências geradas e atendidas pela Polícia Militar, Bombeiros e SAMU;

  • Sua plataforma tecnológica agrega ferramentas gerenciais modernas e inovadoras, tais como: mapas, imagens, GPS, georreferenciamento de frota e mapeamento de crime;

  • Com o advento do SADE, as ocorrências geradas passarão a integrar a base de dados do SISP (Sistema de Informações de Segurança Pública), tornando-se disponíveis para compartilhamento com todos os órgãos da segurança;

  • Dentre inúmeras aplicabilidades, uma em especial merece destaque: as ocorrências geradas, seja pela Polícia Militar ou pela Polícia Civil, serão georreferenciadas e integrarão uma mesma base de dados, melhorando a qualidade da estatística, impedindo subnotificação ou redundância de dados, gerando ainda racionalização e otimização de processos de atendimento;

Por certo, com a melhoria da qualidade nos registros das corporações, ampliam-se as formas de utilização das ferramentas de inteligência, permitindo evolução para métodos efetivos de prevenção de criminalidade, baseados em análise geoespacial de crime e violência, como ocorre nas modernas polícias do mundo.

Assim, conclui-se que o sistema terá por objetivo primordial integrar os serviços nos diversos órgãos da segurança, respeitando em cada uma das polícias, os limites de atribuições e competências.

César Augusto Grubba
Secretário de Estado da Segurança Pública



Nenhum comentário:

Postar um comentário