A respeito de nota publicada na imprensa neste final de semana, (17 de julho) a Secretaria da Segurança Pública esclarece:
- O SADE, Sistema de Atendimento e Despacho de Emergência, resulta de um convênio firmado em 2008 entre Secretaria de Segurança Pública e Ministério da Justiça/SENASP, tendo como objeto a integração dos serviços de emergência 190, 192 e 193;
- Implementado dentro das Centrais Regionais de Emergência do Estado, o SADE propiciará o gerenciamento integrado das ocorrências geradas e atendidas pela Polícia Militar, Bombeiros e SAMU;
- Sua plataforma tecnológica agrega ferramentas gerenciais modernas e inovadoras, tais como: mapas, imagens, GPS, georreferenciamento de frota e mapeamento de crime;
- Com o advento do SADE, as ocorrências geradas passarão a integrar a base de dados do SISP (Sistema de Informações de Segurança Pública), tornando-se disponíveis para compartilhamento com todos os órgãos da segurança;
- Dentre inúmeras aplicabilidades, uma em especial merece destaque: as ocorrências geradas, seja pela Polícia Militar ou pela Polícia Civil, serão georreferenciadas e integrarão uma mesma base de dados, melhorando a qualidade da estatística, impedindo subnotificação ou redundância de dados, gerando ainda racionalização e otimização de processos de atendimento;
Por certo, com a melhoria da qualidade nos registros das corporações, ampliam-se as formas de utilização das ferramentas de inteligência, permitindo evolução para métodos efetivos de prevenção de criminalidade, baseados em análise geoespacial de crime e violência, como ocorre nas modernas polícias do mundo.
Assim, conclui-se que o sistema terá por objetivo primordial integrar os serviços nos diversos órgãos da segurança, respeitando em cada uma das polícias, os limites de atribuições e competências.
César Augusto Grubba Secretário de Estado da Segurança Pública |
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