quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Polícia Civil prende quadrilha especializada no furto, receptação, adulteração e revenda de caminhões em SC

Os prejuízos às vítimas, só das cargas roubadas, são de aproximadamente R$ 190 mil

Vale do Itajaí (03.02.16) - Nove pessoas foram presas pela Polícia Civil, coordenada pela Divisão de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), durante operação realizada na sexta e segunda-feira, 29 e 1, nas cidades de Navegantes, Itajaí, Porto Belo, Itapema, Tijucas e Blumenau. Os detidos são integrantes de uma quadrilha especializada no furto, receptação, adulteração e revenda de caminhões em Santa Catarina. Também foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão. A investigação e operação contaram com o apoio das Delegacias de Polícia de Itapema e Porto Belo.

A quadrilha atuava furtando caminhões em todo território catarinense tendo sido responsáveis pelo furto e adulteração comprovada de seis caminhões durante o período em que durou a investigação, inclusive nas cidades de Capivari de Baixo e Chapecó, onde foram subtraídos caminhões e suas respectivas cargas, só estas últimas, avaliadas em torno de R$ 190 mil, de acordo com as notas fiscais apresentadas pelas vítimas. Todos os seis caminhões foram recuperados, além de parte de suas cargas.

A investigação teve início após a apreensão de um veículo GM Vectra com indícios de adulteração e diversas ferramentas e matrizes para adulteração de vidros e chassis que estavam em poder de uma mulher, no dia 28 de janeiro, no bairro Morretes, em Itapema. Na ocasião, ela foi detida, com outros suspeitos, por envolvimento na receptação e adulteração de veículos na região de Porto Belo, e teve outro mandado de prisão cumprido em nesta segunda-feira, 1, em decorrência dessa operação.

Segundo o Delegado da DFRV/DEIC, Rodrigo Bortolini, conforme as investigações avançaram, foram identificadas mais oito pessoas envolvidas no esquema criminoso: seis homens e outras duas mulheres. Destes nove suspeitos, apenas três homens ainda estão foragidos.

Como funcionava a quadrilha
Segundo o que foi apurado, os furtos eram realizados por três homens, um deles e mais outros dois eram responsáveis pela adulteração desses caminhões. Já as três mulheres eram responsáveis por fazer consultas e monitorar os veículos junto ao aplicativo SINESP CIDADÃO durante os trajetos, e também pela logística e transporte dos materiais utilizados para as adulterações.

Durante o cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão, foram localizadas partes de cargas furtadas de uma empresa de Chapecó, ácido usado para remarcação de vidros e chassis, diversas placas, lacres e tarjetas.

As diligências continuam para localizar e prender os foragidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário