segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Novo pólo do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires é inaugurado em Lages

O Secretário César Augusto Grubba participou nesta segunda-feira, 15, da inauguração do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, Pólo Lages, que contará inicialmente com o ensino fundamental e com o ensino médio, de forma seriada, nos períodos vespertino e matutino, respectivamente, abrindo suas atividades em 2016 com duas turmas de 35 alunos no 6º ano (70 estudantes). Além dele, estava presente também o Governador do Estado, Raimundo Colombo, entre outras autoridades.
           
A interiorização do Colégio Policial Militar resulta de uma decisão do Governador Raimundo Colombo, efetivada através de Portaria do Comando Geral, publicada em 15 de dezembro de 2015.

As instalações físicas foram viabilizadas através de convênio com a Prefeitura Municipal de Lages, por meio de compartilhamento com as instalações já existentes do antigo SENAI-Lages, local onde funciona o Programa Universidade Aberta (pólos descentralizados de cursos da UDESC, UFSC e outras universidades).

A área útil reservada ao Colégio Policial Militar abrange 250 m², em instalações isoladas e recentemente reformadas e adaptadas. Os recursos para a reforma foram obtidos por meio de parcerias com a Agência de Desenvolvimento Regional, Prefeitura, Maçonaria e empresariado local.

O corpo docente do Colégio será formado por 12 profissionais contratados em regime ACT. Já o corpo técnico de direção, supervisão e monitoria, será formado por nove militares estaduais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, sendo dois da ativa e sete da reserva remunerada (CTISP).

A nova sede será na Rua Independência nº 245, bairro Gethal.
            
Na ocasião, foi dado posse ao primeiro diretor do Colégio, Major da PMSC, Alexandre Balduíno.

Histórico:


O Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires é um estabelecimento de ensino vinculado à Polícia Militar de Santa Catarina, com sede na capital do Estado, Florianópolis.

Foi criado em 15 de Março de 1984, por iniciativa do então Comandante-Geral Coronel PM Sidney Carlos Pacheco, iniciando suas atividades com autorização para o funcionamento do ensino fundamental e médio.

Em 1988, o Colégio Policial Militar passou a denominar-se Colégio Policial Militar "Feliciano Nunes Pires", com base no Decreto Estadual n° 2.000 de 28 de Julho, homenagem ao Presidente da Província de Santa Catarina em 1835, também  fundador da Polícia Militar de Santa Catarina.

Atualmente, a Unidade sediada em Florianópolis está constituída por um corpo discente de 427 alunos, distribuídos em turmas do ensino fundamental (a partir do 6°ano), em período vespertino, e turmas do ensino médio, período matutino.

O Colégio Policial Militar desfruta de acentuado destaque no meio escolar, dada a alta taxa de sucesso de seus alunos nos processos de acesso ao ensino superior, tendo sendo reconhecido nos últimos quatro anos como a escola pública catarinense com o maior índice na prova do ENEM. Figura atualmente como a terceira melhor escola pública do Estado e a quinta colocação no ranking de acesso dos últimos vestibulares.

A filosofia de trabalho pauta-se em duas bases fundamentais: o binômio educação e disciplina, formando consciência através do auto conhecimento e da formação social, orientados para o exercício da cidadania e a vocação profissional.
            
Em termos estruturais, o modelo replica o padrão adotado pelos demais colégios militares do Brasil, sejam das Forças Armadas ou das Polícias Militares, porém de forma alinhada com as diretrizes gerais de ensino e com as matrizes curriculares estabelecidos pela Secretaria Estadual de Educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário