quinta-feira, 26 de março de 2015

Secretário Grubba participa da abertura do I Encontro Nacional de Segurança Institucional do MP

PDF Imprimir E-mail
IMG 5418 tratada 2



Florianópolis (26.03.2015) – O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, participou na manhã desta quinta-feira, 26, da abertura do I Encontro Nacional de Segurança Institucional do Ministério Público. O evento ocorre na sede do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e é organizado pela Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional (CISI) e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).


O emblemático caso do homicídio contra o Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rêgo Santos, do Ministério Público de Minas Gerais, marcou o início da palestra de abertura ministrada pelo Promotor de Justiça Denilson Feitoza, do MPMG.


Com o título "Segurança Institucional e a Contrainteligência no Século XXI - Gestão de Riscos e a Era Cibernética Pós-Snowden", a palestra abordou questões relativas a segurança institucional, e a orientação aos Ministérios Públicos para padronizar a atividade do Ministério Público brasileiro nesta área.


Na abertura do evento, o coordenador da CISI, Promotor de Justiça Sidney Elóy Dalabrida, lembrou de outros casos em que membros do Ministério Público sofreram ataques criminosos ou ameaças por conta de sua atividade institucional. Em Santa Catarina, somente no ano de 2014, a CISI registrou 23 casos de ameaças graves contra membros do MPSC, a maioria delas praticadas por facções criminosas. Dalabrida citou ainda a adesão do Ministério Público Catarinense a novas tecnologias e às redes sociais, lembrando os riscos que a instituição precisa enfrentar por conta dessa adesão.


“Temos que atentar a isso, principalmente depois da abertura do MPSC às plataformas de mobilidade e às redes sociais. Se tomarmos em consideração apenas esses dois panoramas, segurança das pessoas e da informação, podemos perceber que nos encontramos imersos num cenário de vulnerabilidade e que precisa ser eficientemente enfrentado. Precisamos encontrar mecanismos que garantam uma proteção eficiente a instituição e aos seus integrantes", reforçou Dalabrida.


O caso do crime contra Chico Lins foi lembrado pelo palestrante não somente pela grande comoção que causou na sociedade e na instituição, mas também por ser o estopim da criação de áreas do Ministério Público voltadas para as questões da segurança institucional. Denilson também mencionou, na palestra, a intensa utilização das redes sociais, da tecnologia mobile e os riscos que as autoridades correm quando não se preocupam com a segurança ao manipular informações sensíveis e sigilosas.


A programação do evento inclui outras discussões que aprofundarão o tema. Na sexta-feira, o evento inicia às 9 horas com a palestra "Gestão de Riscos para Proteção dos Membros do Ministério Público", ministrada pelo Doutor em Ciências Militares e Especialista em Política Estratégica, Camel Farah.


À tarde, a partir das 14 horas, começa o treinamento no Simulador Virtual de Tiro Defensivo, ferramenta da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina utilizada pela primeira vez em um treinamento desenvolvido pelo MPSC para Promotores de Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário