terça-feira, 17 de março de 2015

Secretaria de Segurança Pública realizará ato de encerramento oficial da Operação Veraneio 2014/2015


PDFImprimirE-mailEditar
Imagem 018 tratada 1

  


No próximo dia 25 de março, às 10 horas, o Governo do Estado reunirá as corporações que compõem a estrutura da Secretaria de Segurança Pública para a realização do ato oficial de encerramento da Operação Veraneio 2014/2015. A solenidade será realizada no Quartel do Centro de Ensino Bombeiro Militar, na Trindade, em Florianópolis, com a presença do Governador Raimundo Colombo e participação de representações de efetivos da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias. As demais instituições parceiras e colaboradoras em ações da Operação Veraneio - Marinha do Brasil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guardas Municipais, Prefeituras e Secretarias de Turismo - também participarão como convidados especiais na cerimônia.




  


Imagem 015 tratada 15






A Operação Veraneio 2014-2015
Trata-se da maior de todas as operações regulares executadas no âmbito da segurança pública de Santa Catarina, de calendário anual, somando já mais de 45 edições, que remontam ao início da década de 70. Objetiva receber, integrar e proteger um universo de aproximadamente 5 milhões de turistas de temporada de verão, oriundos do exterior, do Brasil e mesmo dos municípios do interior de Santa Catarina. A operação abrange toda a faixa litorânea e também as áreas de estâncias hidrominerais, desde o extremo oeste do Estado. Ao todo, é executada em 46 municípios catarinenses, sendo 1 de Aduana, 19 de estâncias hidrominerais e 26 de municípios litorâneos, abrangendo um total de 157 praias.

Conceitualmente, o calendário é desdobrado em três fases de operação:
  • Pré-temporada, com participação ativa do Corpo de Bombeiros Militar;
  • Temporada, com envolvimento direto das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Geral de Perícias;
  • Pós-temporada, com continuidade das ações por parte do Corpo de Bombeiros Militar;
Na edição deste ano, 2014-2015, a fase principal e mais forte, denominada “Temporada”, teve início em 19 de dezembro e término em 2 de março último.




  

Imagem 023 tratada 2






Pessoal, Material e Recursos
Em termos de efetivos, foram aplicados diretamente na operação aproximadamente 8.700 profissionais da segurança pública, homens e mulheres, dentre policiais militares, policiais civis, bombeiros militares, guarda-vidas voluntários, peritos e auxiliares. Foram empregados 1.680 viaturas, 53 embarcações, 48 quadriciclos, 4 helicópteros e 2 aviões. Especificamente na atividade de salvamento aquático, foram ativados 277 postos permanentes e fixos de serviço salva-vidas, distribuídos em 157 praias, com regimes de turnos e escalas para 300 bombeiros militares e 1.236 guarda-vidas voluntários contratados. A operação envolveu um custo direto e indireto de aproximadamente R$ 26 milhões, considerando diárias de deslocamento, etapas de alimentação, combustível, manutenção e salários de profissionais voluntários contratados.




Florianópolis, SC, 17/03/2015.
Fonte:    Secretaria de Segurança Pública
Gabinete do Secretário
Diretoria de Integração

Nenhum comentário:

Postar um comentário