segunda-feira, 9 de março de 2015

Mais um aniversário é comemorado pelo 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau

Sexta-feira (6) foi uma data muito especial para todos os presentes, mas principalmente, para os policiais militares de Blumenau, pois o 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) completou 28 anos de existência. Desde o período colonial, a PM já se fazia presente em Blumenau. Inicialmente, em 1848 com oito soldados da Companhia de Pedestres instalados em Belchior (hoje pertencente ao município de Gaspar), defendiam os colonos dos ataques dos bugres.

Em 1968 foi instalado o serviço de rádio patrulha na cidade de Blumenau, e o destacamento foi transformado em pelotão subordinado a 4ª Companhia do 1º Batalhão, na cidade de Itajaí. O ano de 1979 marca a criação em Blumenau da 1ª Companhia do 1º BPM – Itajaí, que foi instalada em 1981 e após vários endereços, veio a se fixar definitivamente no ano de 1982, em prédio próprio na Rua Almirante Tamandaré, atual endereço do batalhão.

Em 1987 foi criado no dia 06 de março o 10º BPM, ocupando o mesmo espaço físico da companhia do 1º BPM, tendo como área de atuação 12 municípios. Nos anos 90 foi implantada a Central de Operações da Polícia Militar do 10º BPM, atualmente nominada como Central Regional de Emergência (CRE) e criado o 6º pelotão de Polícia Militar Feminina.

Além disso, foi implantado o grupo de Polícia de Proteção Ambiental, bem como criado o grupo de ações táticas e instalada a primeira base operacional em Blumenau, tendo por intuito a descentralização e facilitação do serviço de policiamento nos bairros. No final dos anos 90 ainda, foram entregues mais duas bases, uma no bairro da Velha e outra no bairro do Garcia e implantado o Programa Educacional de Resistências às Drogas (Proerd) que já formou mais de 60 mil crianças.

Atualmente, o 10º Batalhão de Polícia Militar, conta com efetivo de 249 policiais militares e é comandado pelo tenente-coronel Carlos Alberto Fritz Bueno, atendendo dez municípios: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.


Durante a solenidade foram realizadas diversas homenagens, como ao 2º tenente Felipe Oppenheimer Torres, o qual recebeu do comandante do 10º BPM um elogio por sua excelente conduta e atuação.  Posteriormente, a fim de prestar o devido reconhecimento àqueles policiais que se dedicam à atividade operacional, o comando geral da Corporação instituiu em dezembro de 2011 o Programa de Valorização e Reconhecimento Profissional, o Valorem. Com base em quesitos avaliados semestralmente, apura-se o policial destaque.

O comandante-geral da Polícia Militar de Santa, coronel Paulo Henrique Hemm, acompanhado do tenente-coronel Dionísio Tonet, respondendo pelo comando da 7ª Região de Polícia Militar, e do comandante do 10ºBPM, tenente-coronel Carlos Alberto Fritz Bueno, realizaram a entrega do certificado aos policiais homenageados.

Na oportunidade também foram formalizadas quatro importantes parcerias, mediante assinatura de convênios, entre a Prefeitura Municipal de Blumenau e a Polícia Militar de Santa Catarina. Para a assinatura, participaram o coronel Paulo Henrique Hemm, o prefeito municipal de Blumenau, Napoleão Bernardes Neto, o tenente-coronel Dionísio Tonet e o tenente-coronel Carlos Alberto Fritz Bueno. 

O comandante-geral, coronel Paulo Henrique, enfatizou em seu discurso a importância da comemoração e o reconhecimento do trabalho dos policiais militares que compõem a unidade, que diuturnamente estão à serviço da população.


Nenhum comentário:

Postar um comentário