quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Santa Catarina registra redução no número de homicídios dolosos no comparativo de 2012 com 2011

Florianópolis (03.01.2013) - O número de homicídios dolosos – com intenção de matar -  em Santa Catarina em 2012  teve uma redução de 4,08%  no comparativo com 2011. Foram registrados no Estado, de 1º de janeiro a 31 de dezembro, 759 assassinatos contra 767 no mesmo período de 2011. A taxa de homicídio por grupo de 100 mil habitantes ficou em 11,6 mortos
As informações constam em documento organizado pelo Núcleo de Geoprocessamento e Estatísticas, da Diretoria de Informação e Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SSP), e entregue na manhã de hoje (3) ao secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba.
As cidades de Florianópolis e Joinville foram as que registraram o maior número de crimes: 57 na Capital e 63 em Joinville, números inferiores aos de 2011 (clique aqui e confira relatório dos homicídios em SC)  O índice de resolução chegou a 52,61%. Santa Catarina registrou homicídio em 132 cidades, de um total de 293 municípios, sendo que em 54 delas ocorreu apenas um assassinato. Dos 759 assassinatos 87,50% das vítimas são homens e 12,50% mulheres.
Os estudos e análises sobre homicídios em Santa Catarina confirmam que a maior parte dos crimes envolvem indivíduos com antecedentes criminais, seja na condição de suspeito, autor ou vítima. “O fenômeno da reincidência delitiva é fator preponderante para o aumento dos crimes de homicídios”, completa  o secretário César Augusto Grubba.
Em paralelo correm outros fatores igualmente relevantes, tais como o uso e o tráfico de entorpecentes, sobretudo em decorrência da expansão desenfreada do consumo de crack. Há também outros motivos que contribuem para essa reincidência como, por exemplo, desagregação familiar, crescimento urbano desordenado, favelização, aumento populacional, baixa escolaridade e déficit habitacional.
Ainda de acordo com o documento, o crime de homicídio doloso em Santa Catarina é cometido, expressivamente, por arma de fogo, tendo como motivação a desavença e o tráfico de drogas e acontecem, em sua maioria, em via pública e de forma secundária na residência da vítima.
Os assassinatos acontecem principalmente nos finais de semana. Para os policiais, a maior incidência de homicídios nesses dias se explica pelo consumo de drogas e álcool, que funcionam como desencadeadores de comportamentos violentos, bem como a presença das vítimas em suas casas. Os assassinatos acontecem com mais relevância no período compreendido entre 18 horas e meia-noite.
Este ano, o mês de julho foi o que registrou o  menor número de  homicídios dolosos desde 2010. Foram 48 casos. Para o secretário, o somatório de esforços das forças de segurança e as ações integradas das polícias Civil e Militar têm garantido a continuidade e o aperfeiçoamento das políticas de prevenção e repressão.
De acordo com secretário, os números mostram que os homicídios estão mantendo curva tendente à redução. “Muitas pessoas desconhecem, mas este ano, em nosso Estado, estamos com 161 municípios com “homicídio-zero”, ou seja, 54,95% de nossas cidades não têm registro de crimes de assassinato”, destaca Grubba.

Na Capital redução foi de  33%
O ano de 2012 fechou com diminuição de cera de 33% no número de homicídios registrados, em relação ao ano anterior. No total, foram 61 homicídios consumados, enquanto em 2011 foram 93 casos registrados. O levantamento foi feito pela Delegacia de Homicídios de Florianópolis.
Outro dado interessante é o índice de resolução dos homicídios, com definição de autoria, motivação e materialidade. De acordo com o Delegado Ênio Mattos, coordenador da Delegacia de Homicídios da Capital, dos 61 casos registrados, 42 já estão elucidados, o que representa um índice de resolutividade de 68%. “Apesar disso, as investigações dos outros 19 casos prosseguem, e podem elevar ainda mais o índice de sucesso na elucidação das mortes violentas na Capital”, disse.
Quanto às motivações dos homicídios, o tráfico de drogas e as brigas ou desavenças ainda configuram em primeira posição e estão empatadas, sendo responsáveis pela causa de 36, das 61 mortes registradas; 18 casos são referentes ao tráfico de drogas e outros 18 a rixas ou desavenças pessoais. Já as reações a roubos ou assaltos foram responsáveis por seis mortes na Capital.
Nas mortes registradas no ano passado, a arma de fogo foi o principal artefato utilizado, configurando em 69% dos casos, com faca foram 11%. O uso de instrumentos diversos como tesouras, objetos pontiagudos ou asfixiantes representou 13% dos casos. Neste ano, até o momento, uma pessoa foi morta a facadas nos Ingleses, na Capital, depois de um desentendimento entre amigos. O fato aconteceu por volta das 11 horas do dia primeiro. O autor dos golpes já foi identificado e o caso está elucidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário