terça-feira, 19 de junho de 2012

Critérios técnicos definem abertura de vagas e distribuição dos policiais civis em curso na Acadepol



Florianópolis (19.06.2012) – O Delegado Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D'Ávila, reuniu diretores e delegados regionais na manhã de hoje (19) para anunciar os critérios que serão utilizados na distribuição dos 515 novos policiais que estão em curso de formação na Academia da Polícia Civil. Segundo D'Ávila, a distribuição obedecerá a critérios essencialemente técnicos como, por exemplo, a demanda de procedimentos, efetivo policial de cada região e o percentual de produtividade. “Nossa política é primar pela técnica e transparência na distribuição das vagas e lotação dos Policiais, para que os preceitos de legalidade, moralidade e impessoalidade, que regem a administração pública, possam continuar sendo cumpridos”, explicou o Delegado Geral.
Atualmente, a Polícia Civil atua com apenas 53% do efetivo desejado. São cerca de 3.200 Policiais quando o ideal seria 5.997. Com a inclusão de mais profissionais no quadro da Instituição, o Estado passará a contar com um efetivo de 61% do considerado ideal.
“Sabemos que ainda não é o número ideal, mas já representa um ganho expressivo na melhoria do quadro efetivo de Policiais. E, por consequência, no atendimento e resposta da polícia à população”, disse o Delegado Geral.
Até o mês de outubro deste ano, a previsão é para se formarem na Acadepol 421 Policiais Civis, sendo: 23 Delegados, 84 Escrivães, 386 Agentes e 28 Psicólogos. Em segunda etapa, prevista para ser concluída em novembro próximo, mais 94 profissionais encerrarão o processo de formação e também serão integrados no quadro de efetivo da Instituição Policial.
Critérios
Para a abertura de vagas,, em cada Regional de Polícia, foram levados em conta os seguintes critérios: a produção e a produtividade dos policiais, de acordo com o efetivo já atuante em cada região, e o número de boletins de ocorrência e procedimentos instaurados.
Já para a disposição de vagas para Agentes de Polícia, foi realizada uma média de boletins de ocorrência registrados em cada delegacia (produção). E, posteriormente, a média de registros correspondente daquela Delegacia Regional dentro do total Estadual (produtividade). Isso, considerando o efetivo atual de cada região.
O mesmo aconteceu para definição das vagas de delegados e escrivães. A relação foi feita com base no número de procedimentos instaurados: inquéritos policiais, termos circunstanciados, cartas precatórias e autos de prisão em flagrante. Os dados foram retirados do SISP - Sistema Integrado de Segurança Pública - no período de janeiro a dezembro de 2011.
As vagas de psicólogos não foram previstas nesta sistemática, pois são disponibilizadas vagas apenas para as delegacias especializadas (DPCAMIs) e para o setor de Recursos Humanos. Ao final da reunião o Delegado Geral informou que ficará sob a responsabildiade dos delegados de cada Regional distribuir as vagas para as cidades ou delegacias de sua circunscrição e apresentá-las ao setor de Recursos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário