quinta-feira, 17 de maio de 2012

Polícia Civil desarticula quadrilha que praticava roubos a cofres


Florianópolis (17.05.2012) - A Polícia Civil de Chapecó, por meio da Divisão de Investigação Criminal (D.I.C), com o apoio de Policiais da 1ª DP, da DIC - São Miguel do Oeste, das cidades de Águas de Chapecó, Pinhalzinho, Modelo e Caxambú, logrou êxito na prisão em flagrante de integrantes de uma quadrilha especializada em furtos qualificados, roubos com emprego de armas de fogo e arrombamentos de cofres em residência e estabelecimento comerciais na cidade e região. Parte da parte da quadrilha é composta por vigilantes de empresas de segurança privada.

A quadrilha já vinha atuando há tempos na cidade e região e a suspeita é de terem praticado mais de dez roubos a estabelecimentos comerciais e residências. Parte do bando era formado por funcionários de empresas de vigilância, os quais prestavam toda a logística para as práticas delituosas. O grupo chegava a fornecer informações privilegiadas, desde a localização de câmeras, alarmes, movimentação diária e noturna, além de participarem ativamente na pratica dos furtos, roubos e arrombamentos, agindo de forma dissimulada, pois enquanto alguns integrantes praticavam os arrombamentos, outros uniformizados realizavam a vigilância no local e observavam qualquer movimentação policial. Os vigilantes chegavam a monitorar a frequência de rádio comunicação da Polícia Militar.

A prisão da quadrilha aconteceu na madrugada do dia 14 de maio quando se preparava para praticar mais um roubo a um escritório de contabilidade, na rua Marechal Borman, centro de Chapecó. Durante o monitoramento visual dos criminosos, foi constatado que os próprios vigilantes, com o uso de seus uniformes e veículo plotado da empresa, realizaram o levantamento do local, além de levarem as mochilas contendo as ferramentas que seriam utilizados para o arrombamento.

A polícia descobriu que um dos vigilantes uniformizados “cuidava” do movimento fora do estabelecimento, enquanto o outro vigilante, também uniformizado, auxiliava os demais integrantes “não uniformizados” no arrombamento. Outro detalhe chamou a atenção da polícia: a viatura usada pelos vigilantes não era equipada com rádio comunicação e as conversas eram feitas por aparelhos de telefonia celular. Com a quadrilha a polícia apreendeu vários rádios comunicadores na frequência da Polícia Militar.

No momento da abordagem policial, os vigilantes uniformizados Diones e Edeson, tentaram reagir, possibilitando aos demais que empreendessem fuga. Houve troca de tiros e três vigilantes foram presos em flagrante. Um dles, no nome Dieive , foi preso no telhado do estabelecimento onde escondeu sua arma, dentro de uma chaminé delareira e também tentou resistir a prisão. Um dos integrantes logrou êxito na fuga, mas já está sendo investigado.

Foram apreendidos com os “vigilantes”, no interior do veículo da empresa , e também no interior do armário utilizado pelos mesmos na sede da firma, várias armas de fogo, munições diversas, inclusive de calibre restrito, balaclavas, diversos rádios comunicadores na frequência da Polícia Militar, telefones celulares, coletes balísticos, inclusive um da I Polícia Civil de Santa Catarina, com registro de furto, entre outros objetos.

Foram presos em flagrante e encaminhados ao Presídio Regional de Chapecó Edeson Gahio de 30 anos; Diones Schafer de 30 anos, e Dieive Adriano Rodrigues, de 26 anos de idade, todos profissionais vigilantes, sendo este último bem conhecido no meio policial, por já ter sido preso em flagrante em outras oportunidades. O grupo foi indiciado nos crimes de formação de quadrilha, furto qualificado, posse e porte de armas de fogo comum e de uso restrito, posse e porte de munições, comuns e de uso restrito, receptação e resistência a Prisão,
As investigações continuam e outras pessoas estão sendo investigadas. Qualquer denúncia sobre a quadrilha presa, sobre outras atuações e outros integrantes, podem ser repassadas diretamente à Diretoria de Investigação Criminal de Chapecó ou pelo telefone 181, o Disque Denúncia da Polícia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário