quinta-feira, 17 de maio de 2012

No Sul, só Santa Catarina reduz número de assassinatos, informa jornal Gazeta do Povo

A taxa de homicídios no Paraná no primeiro trimestre deste ano (29,5 a cada 100 mil habitantes) foi superior ao registrado em alguns estados das Regiões Sul e Sudeste no mesmo período. Apesar de terem índices superiores ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Rio Grande do Sul (18,47), São Paulo (10,4), Santa Catarina (12) e Rio de Janeiro (27,4) enfrentam uma situação menos grave que o Paraná.
No Sul, Santa Catarina foi o único que conseguiu reduzir a taxa no período analisado – 11%. Foram 188 homicídios até março deste ano contra 211 em 2011. O secretário de Segurança Pública catarinense, César Grubba, disse que a maioria dos homicídios no estado tem ligação com o tráfico de drogas. “Mais de 80% dos casos envolvem o tráfico. Tanto autores quanto vítimas têm antecedentes criminais”.
Para o secretário, a estatística de homicídio, hoje, é o principal indicador de criminalidade utilizado no mundo moderno. “Homicídio é um crime que afronta o maior bem jurídico protegido pelo ordenamento pátrio, qual seja, a vida. O somatório de esforços das forças de segurança nos garante a continuidade e o aperfeiçoamento das políticas de prevenção e repressão”, disse o titular da Segurança Pública de Santa Catarina.

Foto: Divulgação/SSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário