quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Secretarias de Segurança e Turismo fazem balanço dos programas Forçatur e Salvatur do verão 2011/2012

Florianópolis- Numa parceria inédita entre as Secretarias de Turismo e de Segurança Pública, no final de 2011 foram lançados os programas Forçatur e Salvatur, que tem por objetivo congregar as forças da Segurança Pública (através das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros), com o Turismo, visando um objetivo comum: a segurança dos catarinenses e dos mais de 5 milhões de turistas que passam pelo Estado durante a temporada de verão. 

Um balanço geral sobre a Operação Veraneio 2011/2012, com a inclusão do Forçatur e Salvatur, foi apresentado nesta terça-feira (28), na sede da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte. Os dados referentes à segurança foram apresentados pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel José Luis Masnik pelo do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Nazareno Marcineiro e pelo Delegado Geral de Polícia Civil, Aldo Pinheiro D´Àvila. As melhorias obtidas na área do Turismo, foram apontadas pelo Presidente da Santur, Valdir Valendowski.

Quanto ao Salvatur, programa que congrega as ações do Corpo de Bombeiros durante o verão, as principais melhorias implantadas neste ano foram: o aumento no número de salva-vidas civis (que passou de 1.100 para 1.200 contratações), com abrangência de atuação em 133 praias e mais 33 cidades do interior do Estado; a diminuição no número de afogamentos, sendo  17 casos registrados no ano passado e 11 neste ano; os mais de 3 mil e 700 casos de pessoas que foram salvas das correntes marítimas e das 927 crianças perdidas nas praias, que foram reintegradas às famílias.


Foto: Divulgação /AI

Já o Forçatur congrega ações voltadas para melhorias nas instituições policiais, tanto na Polícia Militar como na Civil. No trabalho realizado pelos 1026 policiais civis, mobilizados para as 36 cidades catarinenses durante a temporada de verão, houve aumento significativo no número de procedimentos realizados nas delegacias, em comparação com o mesmo período do ano passado. O número de Autos de Prisão em Flagrante realizados aumentou 23%, e o de inquéritos instaurados 27%. As prisões aumentaram em média 71,05% em comparação com o ano anterior. O Delegado Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D`Ávila, avaliou positivamente a  Operação Veraneio deste ano, com a implantação do Forçatur, por intermédio da parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Turismo.

 O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Nazareno Marcineiro, apontou a aquisição de equipamentos com tecnologia de ponta para o trabalho preventivo e ostensivo realizado pelos policiais militares durante a temporada de verão, com destaque para as festas de fim de ano e a operação carnaval. Pela primeira vez, a Polícia Militar atuou com policiais equipados com quadriciclos e viaturas com tablets e acesso a internet, facilitando o deslocamento de viaturas para as áreas solicitadas.

Números da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública apontam para a diminuição de 36,8% nos casos de homicídios no Estado, neste ano. Além disso, Santa Catarina também apresentou o mês de janeiro mais brando dos últimos 5 anos, em relação aos homicídios registrados em janeiro. Com relação aos roubos, 2012 apresentou um pequeno aumento de 0,8%, em relação ao mesmo período do ano passado.
A avaliação foi positiva também para o turismo. O Secretário de Turismo do Estado Cesar Souza Junior disse que apesar do aumento de 20% do número de turistas que passaram pelo estado, os índices de criminalidade caíram, o que mostra a eficácia da parceria estabelecida entre as forças policiais e de turismo. “Garantir a segurança dos catarinenses e turistas que movimentam a economia do Estado, especialmente nos meses de verão, é tarefa que exige acima de tudo, planejamento e união”, concluiu.

Além disso, Cesar Souza também enfatizou o interesse em lançar o programa Forçatur II, com melhorias ainda mais significativas para a próxima temporada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário