segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SSP assina contrato com a Gerdau e pretende arrecadar R$ 1,7 millhão com a venda de material ferroso




Florianópolis (17/10/2011) – O Governo do Estado, através da Secretaria da Segurança Pública (SSP), assina nesta terça-feira (18) contrato com a empresa Gerdau Aços Longos S/A para a coleta de material ferroso que hoje está distribuído em pátios usados para abrigar veículos apreendidos. A previsão é de recolher 15 mil veículos - o equivalente a 10 mil toneladas de ferro - e de arrecadar cerca de R$ 1,7 milhão com os produtos. Os recursos serão depositados no Fundo de Melhoria da Segurança Pública para investimentos no setor.

A Gerdau Aços Longos foi a vencedora da licitação, aberta no início deste mês, e por um período de um ano, terá de recolher todo material ferroso e reciclável. O material a ser comercializada foi dividido em dois tipos de sucata. No tipo 1 estão as carcaças queimadas ou corroídas pela ferrugem, peças e partes de veículos inservíveis. Já no tipo 2 fazem parte os veículos irrecuperáveis ou sem identificação. O contrato prevê, ainda, que o material seja coletado de 60 em 60 dias obedecendo a planilha preparada pela Comissão de Leilão da SSP.

A Gerdau pagará valores que variam de 0,12 a 0,19 centavos, de acordo com o que prevê a licitação.A empresa também observará todas as normas de saúde, ambiental e de segurança. Além da compra do material ferroso, a Gerdau assume o compromisso e a responsabilidade pela descontaminação (retirada de óleo e combustível), desmontagem, reciclagem, trituração e destinação final dos resíduos. A empresa também instalará contêineres ecológicos para a retenção dos fluídos e, desta forma, evitar qualquer tipo de contaminação.

Para o secretário-Adjunto da SSP, Coronel PM Fernando Rodrigues de Menezes, e coordenador da comissão de gerenciamento do complexo administrativo da secretaria, a assinatura do contrato representa, “além da possibilidade de esvaziar e organizar os pátios, a garantia de um destino final ecologicamente correto de todo este material”, disse Menezes.


Foto: Bruna Andrett/SSP


Nenhum comentário:

Postar um comentário